Mais de um século em cursos

sábado, 31 Dezembro 2016 - 16h00
FONTE: DIARIO DE PERNAMBUCO

A UFRPE tem uma rede de 54 cursos de graduação, entre presenciais e a distância, e 48 de pós-graduação, para uma comunidade universitária de cerca de 18 mil estudantes, 1,2 mil professores e mil técnicos-administrativos. Os primeiros cursos da institução foram fundados em 1912.

A Rural, como é conhecida, se destacou na avaliação, divulgada este mês, pelo Ministério da Educação, com conceito quatro no Índice Geral de Cursos (IGC), numa escala que vai de 0 a 5. A média reitera a qualidade da formação recebida pelos alunos de graduação dos diversos cursos ofertados pela universidade, colocando a Instituição entre as mais bem avaliadas do país no IGC.

Os cursos de graduação abrangem as ciências agrárias, humanas e de exatas, incluindo desde os tradicionais medicina veterinária e agronomia até licenciatura em ciência da computação, sistemas da informação, administração, licenciatura em educação física e engenharias como as de alimentos, de materiais, elétrica, eletrônica e civil.

Com acesso exclusivo por meio do Sisu, a partir da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a universidade também dispõe de cursos a distância. Neste caso, a seleção ocorre em momento diferente, mas também partindo da nota do Enem. Em 2017, estão sendo ofertadas 3.540 vagas via Sisu, 560 vagas em Garanhuns, 720 vagas em Serra Talhada, 1.980 na unidade sede de Dois Irmãos (Recife) e 300 vagas no Cabo de Santo Agostinho.

Segundo o Guia do Estudante 2016, quatro cursos de graduação presenciais da Rural obtiveram destaque e receberam cinco estrelas (nota máxima na publicação). Na mesma avaliação, no total, 27 cursos da UFRPE, envolvendo o campus-sede e as unidades acadêmicas, foram contemplados nas categorias Excelente (5), Muito Bom (4) e Bom (3).

Receberam cinco estrelas as graduações de ciência da computação, engenharia de pesca, sistemas da informação e zootecnia, todas do campus Dois Irmãos. Considerados muito bons, com quatro estrelas estão os cursos de medicina veterinária (Garanhuns); administração, agronomia e pedagogia (Recife); e zootecnia (Serra Talhada). Os demais cursos da UFRPE avaliados nesta edição do guia receberam três estrelas na avaliação.

Ao todo, 27 cursos de graduação participaram do Enade. Um total de 10 graduações atingiu a nota 4, na escala que vai de 0 a 5. Outras 12 graduações receberam 3 no exame.