MEC IMPLANTA MULHERES MIL EM UNIDADES PRISIONAIS DE PERNAMBUCO

sexta-feira, 28 Abril 2017 - 14h45

FONTE: SECRETARIA DE JUSTICA E DIREITOS HUMANOS

A Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), ligada à Justiça e Direitos Humanos, recebeu nesta quarta (26/04), na sede da Secretaria, representantes do Ministério da Educação e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) para viabilizar a inserção das unidades prisionais femininas de Pernambuco no Programa Nacional Mulheres Mil.

Nesta primeira reunião, foi discutido um cronograma de implantação do programa e a primeira unidade a recebê-lo será a Colônia Penal Feminina de Abreu e Lima (CPFAL) ainda este ano. Na tarde desta quarta a equipe conheceu a estrutura física da Colônia Penal Feminina do Recife (CPFR), visitas que serão realizadas em todas as unidades femininas.

A UFRPE assume o papel de entidade executora do programa. “O programa vai nos oferecer um cronograma contínuo de cursos dentro da política nacional. Isso nos fortalecerá no sentido de promover a reinserção dessas mulheres no mercado de trabalho”, afirma a superintendente de Capacitação e Ressocialização da Seres, Valéria Fernandes.

O Mulheres Mil – vinculado ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) - visa a inclusão social e econômica de mulheres encarceradas por meio da oferta de cursos profissionalizantes com metodologia específica voltada para os direitos e deveres, empreendedorismo, economia solidária, saúde e elevação da autoestima. São oferecidos Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), com carga horária mínima de 160 horas.

LINK: http://www.sjdh.pe.gov.br/node/953