Núcleo de Acessibilidade e Pró-Reitoria de Ensino realizam formação para o Programa Monitor Apoiador

equipe do Naces

O Núcleo de Acessibilidade (NACES) da UFRPE, em parceria com a Pró - Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), iniciou no mês de maio de 2019 o Programa de Monitor Apoiador, com o objetivo de ampliar as ações afirmativas desenvolvidas pela Instituição e garantir a permanência de estudantes com deficiência e/ou com necessidades educacionais especiais dentro da Universidade.

Diferente dos programas de monitoria tradicionais, o Monitor Apoiador tem um caráter diferenciado, nele os monitores acompanham estudantes com deficiência, realizando atividades que auxiliem o desenvolvimento acadêmico e social, tais como orientação e mobilidade dentro do campus, transcrição, leitura, adaptação de material pedagógico e reforço acadêmico, a depender das necessidades e especificidades de cada deficiência. Para isso, os monitores e estudantes apoiadores, passaram por momentos formativos em que foram discutidos temas como:

• História e fundamentos da educação inclusiva;
  • Práticas pedagógicas inclusivas na educação superior;
  • Reflexões sobre o atendimento da pessoa com deficiência na educação superior;
  • O Naces e suas atribuições;
  • O programa de Monitor Apoiador e seus fundamentos.

Como formação continuada, os estudantes participaram, no mês de julho de oficinas de Libras, Braile, Roda de Diálogo, Cine-Debate e oficina de Estratégias de Ensinamento. O programa de Monitor Apoiador também vem sendo desenvolvido nas Unidades Acadêmicas de Garanhuns, Serra Talhada e Cabo de Santo Agostinho.

Para maiores informações a respeito do programa entre em contato através do e-mail acessibilidade.reitoria@ufrpe ou (081) 3320-6087.