Naná Vasconcelo é o mais novo doutor Honoris Causa da UFRPE

Eis o mais novo doutor Honoris Causa da Universidade Federal Rural de Pernambuco: o músico Naná Vasconcelos. A partir da iniciativa do Núcleo de Estudos Afro Brasileiros (Neab/UFRPE), o Conselho Universitário homologou a Resolução 228/2015, do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (Cepe), que concede o Título a esse grande nome da cultura pernambucana e brasileira. A solenidade de outorga do Honoris Causa ocorreu nesta quarta-feira (9/12), por volta das 15h, no Salão Nobre da UFRPE.

Amigos, familiares e admiradores do músico lotaram o Salão, além de autoridades como a ministra das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Nilma Lino Gomes, do vice-governador de Pernambuco, Raul Henry, e do vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira. Músicos como Santana também prestigiaram a cerimônia, que também foi ilustrada por apresentações de grupos como Bacnaré, o coral feminino Voz Nagô, as irmãs Lulu e Aninha Araújo e outros grupos de percussão, além do próprio Naná, que se emocionou bastante ao longo da solenidade e preferiu apresentar sua música a discursar.

Para a equipe do Neab, a honraria, além de bastante enriquecedora para o panteão de doutores Honoris Causa da UFRPE, é uma justa homenagem ao internacionalmente reconhecido artista pernambucano. O professor Moisés Santana, do Neab, foi o autor do discurso panegírico, que apresenta o perfil do homenageado. A reitora da UFRPE, Maria José de Sena, deixou claro que a honra não era a concessão do título pela UFRPE, mas a oportunidade de a Instituição poder homenagear um artista de tal relevância para a cultura pernambucana e brasileira. “Naná Vasconcelos conseguiu fazer o maior programa de inclusão sem levantar o punho e sem palavras de ordem; apenas com sua música, sua percussão”.

Eleito oito vezes o melhor percussionista do mundo pela revista americana Down Beat e ganhador de oito prêmios Grammy, o pernambucano Naná Vasconcelos é considerado autoridade mundial em percussão.

Juvenal de Holanda Vasconcelos - Naná Vasconcelos – nasceu no Recife em 1944. Mesmo depois de duas décadas tocando pelo mundo, morou em Paris e Nova York; as influências de sua terra estão presentes em tudo o que faz. Dotado de uma curiosidade intensa, indo da música erudita do brasileiro Villa-Lobos ao roqueiro Jimi Hendrix, Naná aprendeu a tocar praticamente todos os instrumentos de percussão, embora, nos anos 60, tenha se especializado no berimbau.

Entre as personalidades marcantes da cultura pernambucana que já foram agraciadas com o título de Doutor Honoris Causa pela UFRPE estão figuras como Ariano Suassuna e Luiz Gonzaga (in memoriam).

Confira a galeria de imagens completa neste link

[[{"fid":"1166","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":"","field_file_image_title_text[und][0][value]":""},"type":"media","link_text":null,"attributes":{"height":"383","width":"576","class":"panopoly-image-original media-element file-default"}}]][[{"fid":"1167","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":"","field_file_image_title_text[und][0][value]":""},"type":"media","link_text":null,"attributes":{"height":"367","width":"244","class":"panopoly-image-original media-element file-default"}}]]