NEAB promove palestra com Kabengele Munanga

Culminando o mês da Consciência Negra, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros – NEAB/UFRPE convida o Prof. Kabengele Munanga para proferir a palestra “A Lei 10.639 e sua importância para a Educação das Relações Étnico-raciais”, que será realizada nesta terça-feira (28/11), às 10h, na Sala de Seminários, do CEGOE.

O Prof. Kabengele Munanga nasceu na República Democrática do Congo, mas brasileiro por naturalização, desde 1985. Fez a maior parte de sua carreira acadêmica como professor efetivo na Universidade de São Paulo, de 1980-2012, de onde se aposentou como Professor Titular, atuando principalmente nas áreas de Antropologia da África e da População Afro-brasileira, com enfoque em temas sobre racismo, políticas e discursos antirracistas, negritude, identidade negra versus identidade nacional, multiculturalismo e educação das relações étnico-raciais. Também foi professor visitante na Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1977); na Universidade Candido Mendes (1977), na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal (1979-1980), na Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, Moçambique(1999) e professor associado na Universidade de Montreal, Canadá (2005-2010), onde ministrou seminários além de orientar projetos de mestrado e teses de doutoramento na Faculdade da Ciência das religiões.

É autor de mais de 150 publicações entre livros, capítulos de livros e artigos científicos. Foi organizador do livro “Superando o racismo na escola”, o primeiro a introduzir a questão racial nos temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais/PCNs, em 1999.

Ocupou cargos de Diretor do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (1983-1989), Vice-Diretor do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (2002-2006), Diretor do Centro de Estudos Africanos da Universidade de São Paulo (2006-2010).  Recebeu vários prêmios e títulos honoríficos, entre os quais: a Comenda da Ordem do Mérito Cultural, pela Presidência da República Federativa do Brasil (2002), Grau de Oficial da Ordem do Rio Branco do Ministério Das Relações Exteriores, Palácio do Itamaraty(2013); Prêmio Benedito Galvão, da Ordem dos Advogados do Estado de São Paulo(2012); Troféu raça negra 2012, pelo Afro-Brás e Faculdade Zumbi dos Palmares (2011); Homenagem como Decano em Estudos Antropológicos, pelo Departamento de Antropologia da USP (2008); Homenagem da Associação dos Docentes da Universidade de São Paulo, ADUSP, em 2012, entre outros. Foi um dos protagonistas intelectuais negros no debate nacional em defesa das cotas e políticas afirmativas. Em setembro de 2016 recebeu o título de cidadania baiana pela Assembleia Legislativa do Estado da Bahia.

Atualmente, Kabengele Munanga é professor visitante sênior da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, através de uma bolsa da CAPES.