NINAPI realiza visita acadêmica à universidade nos Estados Unidos

Neste mês de abril, uma comitiva do Núcleo de Investigação em Neurodesenvolvimento, Afetividade, Aprendizagem e Primeira Infância (NINAPI) realiza uma visita à Universidade de Nebraska, nos Estados Unidos. Na oportunidade, a comitiva, formada pelas professoras Pompéia Villachan-Lyra e Emmanuelle Chaves, do Departamento de Educação (DEd) da UFRPE e da Pós-graduação em Educação, Culturas e Identidades (PPGECI – UFRPE/FUNDAJ), e por Mirela Almeida (mestranda do PPGECI) e Vanessa Nicolau dos Santos (ex-aluna do PPGECI), dará continuidade às atividades relacionadas ao projeto de pesquisa que está sendo desenvolvido numa parceria entre pesquisadores da UFRPE/FPS/IMIP e Universidade de Nebraska, sobre os cuidados a crianças e familiares de crianças com microcefalia e a SCVZ.

Durante a visita, o grupo se reunirá com pesquisadores da Universidade de Nebraska para discutir os encaminhamentos do estudo em andamento (resultados preliminares da coleta dos dados, próximas etapas da pesquisa, planejamento de publicações e participação em eventos nacionais e internacionais, etc.). A comitiva também participa de atividades no Nebraska Center for Research on Children, Youth, Families and Schools. Dentre elas, destaca-se a participação no CYFS SUMMIT ON RESEARCH IN EARLY CHILDHOOD 2018, uma Reunião Bienal sobre Pesquisa na Primeira Infância do Center for Research on Children, Youth, Families and Schools.

Além da oportunidade de conhecer as produções dos pesquisadores da Universidade de Nebraska, o NINAPI apresentará dois trabalhos nesse evento. Um deles, apresentado pela professora Pompéia Villachan-Lyra, diz respeito a um trabalho iniciação científica de estudantes do curso de psicologia da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). O outro, apresentado por Vanessa Nicolau dos Santos, refere-se à dissertação de mestrado da ex-aluna do PPGECI que aborda a temática da construção de relações de apego entre crianças com o Transtorno do Espectro Autista no contexto da educação infantil.