Olimpíada Pernambucana de Química tem recorde de participantes

A Olimpíada Pernambucana de Química (OPEQ) ocorreu no dia 28 de março, de forma digital e registrou recorde de participantes, com 31.540 estudantes inscritos de 569 escolas e 182 municípios do estado de Pernambuco, alcançando praticamente todos os municípios. Na edição 2019 foram 23.000 inscritos, mas tivemos um número bem menor de municípios e escolas. Para a próxima edição, que deve ocorrer ainda em 2021, a expectativa é que o número de participantes continue crescendo.

Maria José Gomes, professora do DQ, destacou a motivação e o interesse dos estudantes em participar do evento: Embora estejamos vivendo esse momento tão desafiador para as escolas, professores e estudantes, devido à pandemia da Covid-19, isso não diminuiu a motivação e o interesse em participarem da olimpíada de Química, considerada muitas vezes como uma disciplina abstrata e complexa. A participação de estudantes em eventos como esse, tem como objetivo identificar jovens talentosos que possam ser estimulados para carreiras técnico-científicas na área de exatas, atuando como instrumento para a melhoria dos ensino fundamental e médio. Vale ressaltar, que entre os 22 Estados que realizaram a olimpíada de Química, Pernambuco foi o Estado com maior número de participantes inscritos, o que demonstra o resultado de um trabalho conjunto que já vem sendo desenvolvido entre a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a Secretária de Educação e Esporte e o Espaço Ciência.

A OPEQ nessa edição foi dividida em duas modalidades, sendo “A” destinada a alunos regularmente matriculados no 1º e 2º ano do Ensino Médio; e “B” destinada a alunos regularmente matriculados nos 3º ano do Ensino Médio e 4º ano do Ensino Técnico.

Os estudantes mais bem classificados serão selecionados para a fase III da Olimpíada Brasileira de Química 2021 e para a Olimpíada de Química Norte Nordeste 2021. Os estudantes da Rede Pública Estadual mais bem classificados nas modalidades “A” e “B”, em cada Gerência Regional de Educação (GRE), serão premiados com medalhas de ouro e certificados.

O resultado será divulgado na página virtual da Olimpíada Pernambucana de Química (http://pernambuco.obquimica.org/) e no link http://www.espacociencia.pe.gov.br/ a partir do dia 15 de abril de 2021.