JavaScript não suportado

 

Parabéns, Economista!

Parabéns, Economista!

No dia 13 de agosto, é comemorado o Dia do Economista. A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) parabeniza profissionais, estudantes e professores da área, responsável pela gestão de recursos escassos nos diversos contextos sociais.

Neste vídeo, a professora Ana Paula Soares, do Departamento de Economia da UFRPE, fala um pouco sobre a atuação profissional, aspectos do curso de Ciências Econômicas e sobre a importância da Economia na vida das pessoas

Confira abaixo também a mensagem do Departamento de Economia (Decon).

 

 

DECON SAUDA OS ECONOMISTAS PELO SEU DIA

Hoje, 13 de agosto, comemora-se o dia do Economista. O DECON não poderia se furtar a saudar os economistas que integram o grupo docente assim como os alunos que buscam essa formação.

A Profa. Poema Isis Andrade de Souza, Diretora do DECON,  felicitando os Colegas e Alunos pela passagem do dia economista, ressalta:

"Os economistas estudam PIB, emprego, a temível inflação, pobreza, meio ambiente, trocas comerciais, impactos de políticas públicas, e, também, assuntos mais “exóticos” como casamento por interesse, corrupção, felicidade, etc.

Assim, constatamos que a formação do economista não reflete apenas uma qualificação para o mercado de trabalho, mas, sobretudo, uma formação humana mais completa"

 Com o mesmo sentimento, a Profa. Keynis Cândido, indicada para ocupar uma vaga de Conselheira na próxima gestão do CORECON-PE, saúda os demais colegas com uma breve reflexão sobre a formação do Economista, da graduação ao ser economista, dizendo:

"No  início da graduação, a introdução à economia nos ensina que o objetivo da Ciência Econômica (economista) é analisar os problemas econômicos e formular soluções para resolvê-los.

Um passo à frente aprendemos que nosso “laboratório” é a realidade econômica e social do país, e que precisamos “decifrar” as relações que se estabelecem entre um emaranhado de variáveis.

Então, nos formamos economistas e descobrimos que não basta conhecer os modelos e suas variáveis; que a economia “real” também é afetada por variáveis que nossos modelos não explicam; que seus problemas mudam; que a solução dos problemas não vem com um simples “ceteris paribus”.

Assim, esperamos que neste dia possamos refletir sobre “ser economista”; que possamos repensar como solucionar os problemas de um país onde há fome, desigualdade de renda, precariedade na saúde e ne educação.

Tudo isso confirma o que escreveu Adam Smith, considerado o pai da economia moderna:  “a ambição universal do homem [políticos] é colher o que nunca plantou”. Reconheceu também que "é injusto que toda a sociedade contribua para custear uma despesa cujo benefício vai a apenas uma parte dessa sociedade".

Um feliz dia do Economista para todos!