Parceria entre UFRPE e UESB leva Jornada Itinerante GELNE ao Sertão da Ressacada

Logo da Gelne em Vitória da Conquista: na imagem vemos um desenho de capoeiristas, cafezais, cactos, uma pessoa crucificada, nuvens e o sol

Iniciou nesta quarta-feira (09/05) e segue até a próxima sexta (11/05) mais uma edição da Jornada Itinerante em comemoração aos 40 anos do Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Nordeste (Gelne). O evento é realizado na Universidade do Sudoeste da Bahia (UESB), em Vitória da Conquista, numa parceria entre a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e a UESB, localizada no Sertão da Ressaca.

Fazem parte da coordenação organizadora do GELNE os professores da UFRPE André Pedro, Cleber Ataíde, Emanuel Cordeiro, Sherry Almeida, Thaís Ranieri e Valéria Gomes.

Em 2017, foram comemoradas quatro décadas de existência do GELNE. A atual diretoria lançou a Jornada dos 40 anos do GELNE, um congresso organizado de forma itinerante pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O primeiro evento comemorativo aconteceu em Recife (PE), de 14 a 16 de junho de 2017. A segunda parada foi feita em Aracaju (SE), na Universidade Federal de Sergipe (UFS), de 07 a 09 de dezembro de 2017. Para completar as comemorações, foi escolhida a cidade de Vitória da Conquista.

"Acreditamos que a realização da Jornada do GELNE com essa característica permitirá a criação de contextos de interações entre os alunos de graduação, pós-graduação, professores da educação básica e pesquisadores das diversas instituições de ensino superior do Norte e Nordeste do país. Por isso, convidamos todos os associados a participarem do terceiro encontro acadêmico e de confraternização em comemoração aos 40 anos do GELNE, no qual se apresentarão trabalhos de pesquisa, com temáticas contempladas pela Associação, referentes à linguística e à literatura, bem como às suas interfaces com outras áreas de conhecimento", ressaltou a Comissão Organizadora do GELNE.