PDI UFRPE 2013-2020 revisado está disponível para consulta pública. Participe!

Imagem com a frase PDI 2013-2020 - Consulta Pública

A Comissão de Revisão Final do PDI socializa com a comunidade universitária o documento de Atualização e Revisão do PDI 2013-2020 da UFRPE (em anexo), com o objetivo de receber contribuições até o dia 15 de Fevereiro de 2018. As contribuições deverão ser encaminhadas, preferencialmente, através de memorandos de departamentos e setores da UFRPE, para o e-mail revisao.pdi@ufrpe.br

As contribuições devem ser enviadas em formato de texto estruturado, pronto para ser inserido no documento, e não como sugestões de tópicos ou itens, e devem fazer referência ao tema a que se referem.

Confira, em anexo, o Plano de Desenvolvimento Institucional UFRPE 2013-2020 nos formatos DOC, DOCx e PDF.

HISTÓRICO

O PDI 2013/2020 abrange diretrizes e políticas relativas aos mais diferentes aspectos, norteadoras das atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão. É o instrumento que indica aos gestores os caminhos a serem percorridos e os meios a serem adotados. No documento original, havia a previsão de que, em 2016, o PDI passasse por processo de atualização e revisão, motivo pelo qual a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) preparou o projeto de sua revisão, envolvendo representantes dos mais diversos setores da comunidade universitária, incluindo docentes, técnicos-administrativos e estudantes de todas as unidades da UFRPE.

O processo foi iniciado em 2016, e envolveu reuniões, audiências públicas e encontros diretos com as comunidades do Campus Dois Irmãos, Unidades Acadêmicas de Garanhuns, Serra Talhada, Educação a Distância e Tecnologia, Cabo de Santo Agostinho e do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas.

Além da Comissão Executiva, foram formadas sete subcomissões, responsáveis pela revisão e reestruturação de temas específicos do PDI anterior, assim como propor novas redações para esse documento. As subcomissões foram formadas por representantes de todas as unidades e de todos os segmentos da UFRPE e divididas por blocos temáticos específicos. Cada subcomissão contou com a participação de cerca de12 integrantes.

Em seguida, a coordenação da Comissão Executiva promoveu oficinas para a realização das atividades de cada subcomissão. Em seguida, após diversas reuniões, os grupos de trabalho realizaram a revisão e produção dos capítulos e sessões do PDI, tendo sido construída coletivamente a versão preliminar do documento, que passou pela edição da Comissão de Revisão. Após a realização da consulta pública à comunidade, será feita a edição e revisão definitiva, bem como a diagramação e execução do projeto gráfico do documento, que será encaminhado, finalmente, ao Conselho Universitário (CONSU) para aprovação. A previsão é de que, nos primeiros meses de 2018, o documento seja impresso, divulgado e disponibilizado à toda a comunidade.