Pesquisador da USP ministra palestra de abertura do semestre no PPGEC

O Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências (PPGEC/UFRPE) realiza, nesta quarta-feira (16/08), na Sala 1B, a palestra O mistério e a epifania da palavra: o papel da linguagem verbal na sociedade, a ser ministrada pelo pesquisador José Luis Fiorin (USP), no âmbito das atividades de abertura do semestre do Programa.
O palestrante é licenciado em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Penápolis (1970), tem mestrado em Linguística pela Universidade de São Paulo (1980) e doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo (1983). Fez pós-doutorado na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (Paris) (1983-1984) e na Universidade de Bucareste (1991-1992). Fez livre-docência em Teoria e Análise do Texto na Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Linguística da FFLCH da Universidade de São Paulo. Foi membro do Conselho Deliberativo do CNPq (2000-2004) e Representante da Área de Letras e Linguística na CAPES (1995-1999). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente em temas relacionados à enunciação. Além de muitos artigos em revistas especializadas e capítulos de livros, publicou diversos livros, entre os quais As astúcias da enunciação (Contexto); Em busca do sentido: estudos discursivos (Contexto); Introdução ao pensamento de Bakhtin (Contexto); O regime de 1964: discurso e ideologia (Atual); Lições de texto: leitura e redação (Ática); Figuras de retórica (Contexto); Argumentação (Contexto). Organizou vários livros, entre os quais Introdução à Linguística I. Objetos teóricos (Contexto); Introdução à Linguística II. Princípios de análise (Contexto); Novos caminhos da Linguística (Contexto). (Fonte: Currículo Lattes)
[[{"fid":"3215","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":"","field_file_image_title_text[und][0][value]":""},"type":"media","link_text":null,"attributes":{"height":641,"width":854,"class":"panopoly-image-original media-element file-default"}}]]