Pesquisadores convocam idosos voluntários para pesquisa sobre Alzheimer

terça-feira, 21 Junho 2016 - 11h30
FONTE: DIÁRIO DE PERNAMBUCO
Estudo quer testar efeitos do exercício físico e da estimulação cognitiva sobre os pacientes

Pessoas acima dos 60 anos de idade, diagnosticadas com o mal Alzheimer em estágio leve poderão participar como voluntários de uma pesquisa sobre os efeitos do exercício físico e/ou a estimulação cognitiva sobre as funções cognitivas, qualidade de vida e marcadores inflamatórios nos pacientes. O estudo é realizado pelo Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Para participar, o familiar e/ou o cuidador responsável deverá comparecer às segundas-feiras (04/07, 11/07, 18/07, 01/08, 08/08 e 15,08), no horário das 9h às 12h no Ambulatório de Neurologia Cognitiva e Comportamental, localizado no 2ª andar do Hospital das Clínicas, para serem consultados. Serão realizados 10 atendimentos por dia, organizados por ordem de chegada. O paciente não deverá comparecer à primeira consulta, apenas o responsável pelo mesmo portando exames já realizados, medicamentos em uso e encaminhamento médico.

Para se integrar à pesquisa, o idoso não poderá estar participando de qualquer outro tratamento (físico e/ou cognitivo) além do farmacológico e não pode possuir qualquer restrição ao exercício físico, limitações locomotora, auditiva ou visual. Além disso, o paciente deverá disponibilizar dois dias na semana para realização da intervenção terapêutica, que acontecerá no Laboratório Avançado de Educação Física e Saúde (Laefes), localizado nas dependências do Hospital das Clínicas da UFPE.

Além dos benefícios esperados pelo tratamento que será realizado na pesquisa, o idoso será beneficiado com uma avaliação médica, avaliação física, avaliação cognitiva, avaliação nutricional, prescrição e acompanhamento de exercícios físicos por 12 semanas. A pesquisa, coordenada pelo professor André dos Santos Costa, do Departamento de Educação Física da UFPE, será realizada em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e o Hospital das Clínicas (HC).