Pesquisadores da UFRPE publicam livros infantis sobre anfíbios e répteis

capa do livro

Com o objetivo de incentivar a leitura e popularizar o conhecimento científico, foram lançados recentemente dois livros paradidáticos de autoria de pesquisadores da UFRPE, vinculados ao Laboratório Interdisciplinar de Anfíbios e Répteis (LIAR). Publicados pela Editora Universitária da UFRPE, as obras buscam despertar a curiosidade e trazer muita informação para crianças, jovens e adultos.

Como o próprio nome sugere, Sapos, Jias, Calangos e Serpentes ameaçados de extinção é uma obra voltada à sensibilização das crianças de todas as idades em relação à preservação da biodiversidade. O livro é um guia de espécies ameaçadas da Mata Atlântica em Pernambuco, que foi produzido através de ações educativas desenvolvidas em parceria com a escola Municipal Dr. Manoel Borba, localizada nas proximidades do Refúgio de Vida Silvestre Matas de Siriji, no município de São Vicente Férrer.

Lançada recentemente, neste mês de março, a obra conta com textos de Erica Suzan Martins Lima, Emerson Gonçalves Dias e Ednilza Maranhão Dos Santos e ilustrações de Bento da Silva.

capa super frostãoJá em Super Frostão: um herói anfíbio, Ednilza Maranhão dos Santos e Emerson Gonçalves Dias trazem a história de um girino (sapo de rabo) que conta com muito respeito e carinho a importância do seu pai na criação dele e de seus irmãos. No texto é valorizada a cultura pernambucana, a mata atlântica e a relação do pai que cuida de seus filhos.

A espécie em questão chama-se Frostius pernambucensis, um sapinho que teve seu primeiro registro na década de 60 e foi achado depois de 50 anos pela equipe do LIAR, durante o programa de Pesquisa em Biodiversidade. Trata-se de uma espécie pernambucana, que se encontra na lista de espécies ameaçadas do Estado e beneficiada pelo Plano Nacional de Espécies de anfíbios e répteis da Mata Atlântica do Nordeste.

Os dois livros infantis estão disponíveis para download nos anexos abaixo e no site da Editora Universitária da UFRPE. Lá é possível baixar também ebooks gratuitos de diversas áreas do conhecimento. Confira neste link: http://editora.ufrpe.br/catalogo-download