Pint of Science estreia no Recife levando ciência à mesa de bar

Cartaz de divulgação, com imagem da logomarca, um cérebro dentro de um copo, que é a logomarca, e a palavra Recife, com os nomes dos bares

O Recife estreia, em grande estilo, no Pint of Science, evento internacional que tira os cientistas das universidades e institutos de pesquisa para conversar, de forma descontraída, com o público leigo. A capital pernambucana recebe a programação especial nos próximos dias 14, 15 e 16 de maio, nas cervejarias Laborada, no Espinheiro, e Beerdock Boa Viagem, às 19h30, com entrada gratuita e sem necessidade de inscrições.

A iniciativa local foi de pesquisadores das Universidades Federal (UFPE) e Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que, este ano, trazem para as rodas de conversa temas diversos, como astronomia, criptomoedas, bactérias e pterossauros. A ideia é apresentar as últimas descobertas em diferentes áreas do conhecimento e oferecer às pessoas a oportunidade de interagir diretamente com os cientistas.

Nascido na Inglaterra, em 2013, com a proposta de promover maior aproximação da sociedade com a ciência, o Pint of Science ocorrerá, este ano, simultaneamente em 21 países. O Brasil integra o circuito desde 2015 e terá versões em 56 municípios, com expectativa de mobilizar cerca de 50 mil pessoas.

“A ciência está presente no nosso dia-a-dia, nas coisas cotidianas, então precisamos mostrar às pessoas que ela é algo muito mais próximo das nossas vidas do que se imagina”, ressalta o coordenador local do evento e pesquisador da UFRPE, professor Vitor Moreira Lima. De acordo com o professor, o evento trará nomes conhecidos da academia, como a pesquisadora Celina Turchi, considerada, pela revista Nature, uma das dez cientistas mais importantes do mundo em 2016, graças às suas descobertas sobre o vírus Zika; Sílvio Meira, cientista da área de tecnologia e fundador do Porto Digital; Juliana Sayão, que descobriu dados inéditos sobre ovos de Pterossauros coletados na China, além de outros grandes nomes.

Outros destaques deste primeiro ano do Pint of Science – Recife são os pesquisadores Natália Oliveira, premiada no concurso Dance your ph.D., promovido pela revista Science, em 2017, e Arthur Domingos, ganhador do prêmio de divulgação científica EURAXESS Science Slam Brasil, sobre polinização por morcegos, fazendo paralelo com séries de filmes como Game of Thrones e Breaking Bad.

A programação completa está disponível no site http://pintofscience.com.br/events/recife /.