Produção científica e documental da UFRPE disponível no novo Repositório Institucional

A comunidade acadêmica conta com nova ferramenta para acesso digital à produção intelectual da UFRPE. O Repositório Institucional UFRPE (RI-UFRPE) é uma base de dados online que objetiva reunir, de forma organizada e acessível, a produção científica e documental da UFRPE, com o intuito de torná-la acessível aos pesquisadores e ao grande público nacional e internacional. A plataforma pode ser acessada neste endereço: www.repository.ufrpe.br /.

Serão armazenados, no RI, acervos documentais de diversas áreas do conhecimento, além de coleções especiais relacionadas à temática da memória institucional.

A Coordenação de Informações Digitais do SIB-UFRPE é responsável pela gestão do Repositório e Portal de Periódicos da UFRPE, ambos os projetos liderados pela bibliotecária Vania Ferreira, com o apoio de bibliotecários do SIB, docentes, NTI e colaboradores de outras instituições.

Histórico

Em dezembro de 2012, a Universidade Federal Rural de Pernambuco recebeu do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) kits para a criação do Portal de Periódicos e do Repositório Institucional. O Núcleo de Tecnologia e Informação (NTI/UFRPE) foi responsável pela instalação do software no servidor e por realizar as configurações do DSPACE – software de criação e gerenciamento do Repositório, além de acompanhar todos os processos de implantação e manutenção do Portal de Periódicos da UFRPE e do Repositório Institucional, com sob a coordenação de Fred Medeiros.

Em agosto de 2013, a professora Jacqueline Cunha, do Departamento de Ciência da Informação da UFRN, foi convidada para auxiliar na implantação do DSPACE e ministrar treinamento sobre as ferramentas de acesso livre DSPACE E OJS para a criação do Portal e do Repositório. O treinamento contou com a participação de bibliotecários e professores da UFRPE, além de convidados da UPE e da UFPE. Em 2014, foi realizado curso sobre digitalização de documentos com a professora Vildeane Borba, do Departamento de Ciência da Informação da UFPE, com participação da bibliotecária Vania Ferreira, gestora do Portal e do Repositório da UFRPE.

Em 2016, inseriu-se, no processo, o Núcleo do Conhecimento Prof. João Baptista, que tem colaborado significativamente nos processos de: identificação das imagens do acervo memorial da Instituição; criação de textos para inserção dos metadados no Repositório; coleta de relatos de pessoas da época, através da metodologia dos rastros; limpeza e organização física da Coleção Fotográfica do Reitorado do Prof. Adierson Erasmo de Azevedo (1969-1973). No mesmo ano, foi submetido à da Direção do SIB, o projeto piloto do Repositório Institucional, que previa a primeira coleção da Memória, tendo sido iniciada a inserção o acervo fotográfico do Reitorado do Prof. Adierson Erasmo de Azevedo (1969-1973), com metadados coletados através das entrevistas e pesquisa documental da bibliotecária Conceição Martins.

Em janeiro de 2017, foi iniciado o projeto da Coleção Cadernos Ômega, que objetiva a preservação e difusão desse periódico, editado por docentes e pesquisadores da UFRPE, de relevância acadêmica para as áreas de Ciências Agrárias e Biológicas, proporcionando acesso integral dos volumes disponíveis do período de 1977 a 1991. Essa coleção foi organizada com o apoio do Laboratório de Tecnologia para o Conhecimento (Liber), vinculado ao Departamento de Ciência da Informação da UFPE, com a importante contribuição dos professores Marcos Galindo e Vildeane Borba, que acompanhou e treinou a equipe do Repositório da UFRPE, e do colaborador Evaldo Rosa de Souza. Foram digitalizadas e tratadas cerca de três mil páginas dos Cadernos em formato PDF e com detecção OCR. O Projeto da Coleção Cadernos Ômega conta ainda com a grande contribuição das bibliotecárias Catarina Macedo e Suely Manzi, que são responsáveis pela indexação da coleção, além da participação da bibliotecária Catarina Macedo na inserção dos metadados da coleção.

Neste ano, será iniciado o projeto para depósito dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) de Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu da UFRPE no Repositório, contando com a participação dos bibliotecários do SIB-UFRPE Vania Ferreira, Bruno Bispo, Jaciara Félix, Denise Souza e Rosimeri Couto, e a colaboração do professor Anderson Alencar, da Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG/UFRPE).

Atualmente, o Repositório Institucional da UFRPE disponibiliza 278 artigos da Coleção Cadernos Ômega e parte do acervo fotográfico do Reitorado do Prof. Adierson Erasmo de Azevedo.

Mais informações podem ser obtidas por meio dos canais:

infodigitalsibufrpe@gmail.com

www.sib.ufrpe.br