JavaScript não suportado

 

Professor da UFRPE ganha prêmio da Academia Pernambucana de Letras

forte do picao

                                                                                                         (Imagem: fortedopicao.com)

Com o navio abastecido e a rota traçada para a capitania de Pernambuco, os Holandeses tinham um objetivo claro: pegar o açúcar. Mas, ao chegarem na entrada do Porto do Recife se deparam com um forte que, devido ao seu posicionamento, deixava todos os navios ou ao seu alcance ou ao dos canhões que ficavam na costa. O Forte do Picão resistiu à tentativa de invasão dos holandeses, que tiveram que dar meia volta e atracar em Pau Amarelo.

A história desta fortificação é contada no livro “UM FORTE SOBRE AS ÁGUAS”, do professor UFRPE Jacques Ribemboim, do Departamento de Economia. A obra recebeu, na última quinta-feira (24), o prêmio de Melhor Livro, na categoria História de Pernambuco na Academia Pernambucana de Letras pelo biênio 2017/2018. O prefácio foi feito pelo também professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Bruno Miranda, do Departamento de História.

O docente, um aficionado pelo tema, pesquisou e reuniu vários tipos de documentos sobre o forte e conta que sua demolição foi feita em nome do “progresso”: “O livro aborda a epopeia do Forte do Picão, que ficava em cima dos arrecifes, no centrado do Porto do Recife e foi demolido, em 1910, em nome do ‘progresso’, apesar de constar no Brasão de Pernambuco e do Recife.”, afirma Ribemboim.