Professor da UFRPE lança o livro “Nietzsche à luz dos antigos: a transvaloração dos valores”

Livro propõe interpretação da filosofia nietzschiana por meio do diálogo com tradições da antiguidade ocidental

O Grupo de Estudos Nietzsche do Recife (GEN-Recife UFRPE e UFPE) e o Espaço Contemporâneo, convidam a comunidade acadêmica da UFRPE, para o lançamento do livro "Nietzsche à luz dos antigos: a transvaloração dos valores" de autoria do Professor João Evangelista Tude de Melo Neto (UFRPE/UFPE/GEN). O evento acontece de forma presencial no Espaço Contemporâneo/Pós-graduação em Filosofia, no bairro do Recife, no dia 11 de agosto (quinta-feira), a partir das 19h30, com um debate acerca da obra.

Além da apresentação do autor, participarão da mesa de diálogos os(a) professores(a) Roberto Bolzani Filho da Universidade de São Paulo (USP), Martha Perrusi da UNICAP e o Roberto Markenson (Contemporâneo). Com exceção do professora Roberto Bolzani Filho, que participará via transmissão pela internet.

Ao final do debate, exemplares do livro estarão disponíveis para venda. O Espaço Contemporâneo fica no Recife Antigo, na Rua da Moeda, nº 170 (entrada pela Rua da Madre de Deus, quase em frente à igreja).

A obra integra um estudo que propõe realizar uma interpretação de conjunto acerca dos principais temas da última fase da filosofia nietzschiana. Na obra, o autor manteve-se fiel ao seu fio condutor metodológico, qual seja, interpretar o pensamento de Nietzsche por meio da análise do diálogo realizado pelo filósofo com as tradições filosóficas e religiosas da antiguidade ocidental. Desta vez, foram examinadas as relações belicosas entre a filosofia nietzschiana e as cosmovisões do platonismo e do cristianismo.

Para tanto, o trabalho percorreu os diálogos platônicos, identificando e analisando as ocorrências de duas noções fundamentais à crítica de Nietzsche ao platonismo, a saber, os mitos escatológicos do pós-morte e o dualismo inteligível versus sensível. No que se refere à interlocução de Nietzsche com a tradição cristã, o trabalho se debruçou, principalmente, sobre as Cartas Paulinas; transitou pelos Evangelhos; pelo Apocalipse e por algumas passagens do Antigo Testamento. A investigação tentou colocar à prova o argumento nietzschiano por meio do exame de passagens bíblicas nas quais a transcendência seria utilizada como forma de legitimação do modo de vida cristão.

João Evangelista Tude de Melo Neto é doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Realizou, ainda, estágio na Université de Reims Champagne-Ardenne (França). É membro do Grupo de Estudos Nietzsche (GEN), do GT/Nietzsche da Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia (ANPOF) e do HyperNietzsche (grupo internacional de pesquisa sobre o pensamento Nietzschiano). É autor, entre outros trabalhos, de Nietzsche à luz dos antigos: a cosmologia (UNIFESP) e de 10 lições sobre Nietzsche (Vozes).