Pular para o conteúdo principal

Professor da UFRPE ministra palestra em Curso de Manejo de Primatas

sexta-feira, 17 Fevereiro 2017 - 12h09

Estão abertas até o dia 26 de fevereiro as inscrições para o III Curso de Manejo de Primatas, uma realização do Programa de Conservação do Bugio-ruivo (PCBR) - Núcleo de Educação Ambiental Fabio Perini (NEA), do Perini Business Park, em Joinville (SC). O treinamento será realizado entre os dias 24 e 26 de março, no NEA. A ação é direcionada para estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais de ciências biológicas, medicina veterinária, zootecnia e áreas afins.

A programação prevê palestras e aulas práticas de conservação de primatas brasileiros, medicina da conservação, investigação da saúde em primatas e análises dos resultados encontrados pelo PCBR, totalizando uma carga horária de 24 horas. Os interessados devem solicitar a ficha de inscrição por meio do endereço programabugio.nea@perinibusinesspark.com.br

Haverá uma seleção que preencherá as 20 vagas disponíveis, com divulgação do resultado prevista para ocorrer em 6 de março. Para participar do curso, o investimento é de R$ 15 e três quilos de alimentos não-perecíveis, que serão doados para uma entidade de Joinville.

 

Mais informações: 47 3028-8606 (Ana Júlia ou Fellype)

Programação

24 de março, sexta-feira
• Das 8h às 8h30 - apresentação do NEA, com a especialista Leticia Panaro Lunardi Woyakewicz, do PCBR.
• Das 8h30 às 10h e das 10h30 às 12h - palestra sobre conservação de primatas, com o doutor Leandro Jerusalinsky, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (CPB-ICMBio).
• Das 13h30 às 16h30 e das 17 às 18h - palestra sobre medicina da conservação, com o doutor Jean Carlos Ramos da Silva, do Instituto Tríade, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

25 de março, sábado
• Das 8 às 10h e das 10h30 às 12h - palestra sobre medicina da conservação, com o doutor Jean Carlos.
• Das 13h30 às 16h30 - palestra sobre captura de bugios, com o mestre Julio Cesar de Souza Junior, do Projeto Bugio, da Universidade Regional de Blumenau (Furb), e sobre coleta e procedimento de amostras biológicas, com o biólogo Gustavo Henrique Pereira Gonçalves e a doutora Zelina Hirano, ambos também da Furb.
• Das 17 às 18h - palestra sobre os resultados obtidos no PCBR, com a médica veterinária Ana Júlia Dutra Nunes, do PCBR.

26 de março, domingo
• Das 8 às 10h - prática de captura e visitação à trilha do NEA com o mestre Julio Cesar e a doutora Zelinda.
• Das 10h30 às 12h - palestra sobre vigilância de epizootias em primatas em SC, com o especialista Jaime de Matos, da Vigilância Ambiental da Prefeitura de Joinville.
• Das 13h30 às 15h30 - palestra sobre epidemiologia molecular de plasmodium, com a doutora Cristiana Ferreira Alves de Brito, do Centro de Pesquisas René Rachou (Fiocruz Minas), uma unidade Regional da Fundação Oswaldo Cruz, instituição de ciência e tecnologia em saúde ligada ao Ministério da Saúde.
• 15h30 - encerramento e entrega dos certificados.