Professor do CODAI publica resenha de livro internacional

A resenha do livro intitulado ‘Science: A Four Thousand Year History’, em português ‘Uma breve História da Ciência’, da Professora Patricia Fara, é fruto de uma série de discussões, sobre o papel da ciência no seu contexto histórico e hodierno, levantadas pelo Professor Daniel Martins do CODAI da UFRPE juntamente com pesquisadores do campo da Administração e áreas afins de outras instituições de ensino.

As discussões sobre o conteúdo da obra, fomentaram, por sua vez, uma leitura e abordagem criticista que procurou evidenciar com mais precisão o esforço feito por Fara em pesquisar quatro mil anos de história da ciência, buscando não apenas reunir os fatos históricos na ordem correta, mas também reinterpretando o passado.

Convém mencionar que a Professora Fara é historiadora da ciência na Universidade de Cambridge (Departamento de História e Filosofia da Ciência). É graduada na Universidade de Oxford e fez seu PhD na Universidade de Londres. Ademais, é autora de diversos livros traduzidos em diversos idiomas e artigos que tratam sobre a história da ciência, sendo frequentemente convidada a participar de programas de televisão e eventos científicos que abordam sobre o tema.

Portanto, a resenha destaca que a ciência mesmo tendo sido utilizada ao longo da história como elemento de dominação, manipulação, exploração e em defesa de interesses minoritários, continua sendo uma atividade predominantemente cognitiva de investigação e pesquisa. Além disso, a ideia de conhecimento científico como reflexo da realidade, concepção racionalista e empírica, precisa ser modificada porque como resultado da atividade humana, é um fenômeno social e está sujeito às mudanças. Desta forma, a perspectiva da ciência como soberana e infalível, isto é, ela tudo pode e unicamente ela tudo pode explicar mostra-se inadequada porque a arrogância da certeza teórica durante o processo de construção do conhecimento certamente sofrerá algum dia a prova da falibilidade.

A obra ‘Science: A Four Thousand Year History,’ que inspirou o desenvolvimento deste trabalho, foi lançada pela Oxford University Press – USA, 2009. A resenha foi publicada no periódico Ciência da Informação em Revista (nível Qualis Capes e classificado como B2), em seu volume 8, número 1, Jan./Abr. 2021.

Para ler o trabalho acesse o link https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/11328/8569