JavaScript não suportado

 

Programa da UFRPE celebra "Dia Internacional da Pessoa Idosa" em parceria com Unicap e Prefeitura

Música, dança, palestras, risadas e atividades foram os elementos principais da última manhã do evento ‘Legalmente Idoso - Ano 2’, que comemorou o Dia Internacional da Pessoa Idosa, realizado na Unicap, durante os dias 28 de setembro e 1º de outubro. Com o tema “Vivas para a Velhice!”, a parceria da UFRPE, Prefeitura do Recife e Unicap possibilitou aos participantes do Programa de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Paisi/UFRPE) e a outros 600 idosos a oportunidade de se integrar e usufruir de serviços inteiramente gratuitos.

 

 

A parceria entre as instituições é fundamental para reforçar o discurso sobre a terceira idade e suas necessidades. “A parceria tem tudo a ver porque reforça o acolhimento, a informação e o empoderamento das pessoas idosas. É muito importante também porque trabalhamos a questão dos grupos de convivência, o PAISI, grupo da UFRPE é muito qualificado no que pode oferecer no sentido de manter a autonomia e independência dessas pessoas”, explica Cassilda Medeiro, gerente da política da pessoa idosa da Prefeitura do Recife.

Nayara Pinheiro, professora de Educação Física da UFRPE e coordenadora do projeto Paisi, que tem o intuito de educar para a velhice, visando a uma melhor compreensão da fase e ao autoconhecimento, explica que participar de eventos como o ‘‘Legalmente Idoso’ é importante para proporcionar a inclusão “é o segundo ano em que participamos, ser parceiro de um evento desse é de grande importância porque soma na troca de conhecimento e experiências sobre o tema, além de trazer o público para perto, pois auxiliamos os idosos sobre suas necessidades e sobre como ter acesso aos direitos básicos necessários para ter um bem-estar e saúde melhor”.

A manhã de atividades foi conduzida pelo
grupo idoso de Pastoril, que levou a alegria
e envolveu todos os presentes que seguiram
no ritmo das músicas entoadas por eles.  A
ação é soma da articulação das instituições
para oferecer serviços de qualidade para
o público idoso, “buscamos trabalhar
para melhorar a vida dessas pessoas como
um todo (bio, psico, social e cultural)
mas sobretudo dos mais carentes que
tem menos acesso a serviços de saúde, lazer
e outros que estão sendo oferecidos
aqui”, explica Cirlene Sales, coordenadora da especialização de Gereontologia da Unicap e idealizadora do evento.

Clenilda de Andrade (67), participou do evento pela segunda vez “é uma coisa inexplicável, já aferi pressão, fiz unha, eu me sinto mais jovem. Quando a professora Nayana convidou nosso grupo eu fiquei muito feliz, porque esses eventos são raros, tem muita gente que não são informadas sobre a vida do idos”, explica. Já José dos Santos(69), que veio de Limoeiro, ficou impressionado com a realização do evento, “faz um tempo que estou em Recife e nunca tinha visto nada disso antes, está sendo muito bom.”

  O evento ainda disponibilizou um mamógrafo móvel,  onde as participantes  fizeram um cadastro e  realizaram mamografias ali mesmo. Ao serem    atendidas, elas eram orientadas sobre a importância  e como realizar um  autoexame de mama, reforçando  os métodos de identificação e prevenção  divulgados  pela campanha do Outubro Rosa.

 As atividades e eventos são desenvolvidos a fim de  orientar o idoso sobre como levar uma vida mais  leve, “durante todo o ano acontecem eventos como  esse, campanha de vacinação e vários outros, nossa intenção é levar para todo o campus, para auxiliar ainda mais os idosos” explica a professora da UFRPE, Nayana Pinheiro.