Programa Segundo Tempo oferta vagas em diversas modalidades esportivas

cartaz com informações das inscrições do programa segundo tempo universitárioEstão abertas as inscrições para os interessados em participar das atividades do Programa Segundo Tempo Universitário (PST), que oferece ao todo 300 vagas no campus Recife e outras 300 vagas para a Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST). A iniciativa, coordenada pela Pró-Reitoria de Gestão Estudantil e Inclusão (Progesti), busca fortalecer as práticas públicas de permanência já desenvolvidas no âmbito universitário, além de favorecer o convívio entre membros da comunidade acadêmica.

No campus Recife/Sede, há oportunidades para as seguintes modalidades: lutas, voleibol, atletismo, basquete, handebol, musculação, natação, futsal, práticas corporais, yoga e dança. As inscrições devem ser realizadas no Departamento de Educação Física (DEfis) e na Coordenadoria de Promoção da Saúde, Esporte, Lazer e Cultura (COPSELC).

Para a UAST, serão oferecidas vagas praticamente nas mesmas modalidades, com exceção de natação e musculação. Na Unidade, as inscrições devem ser realizadas em frente ao Bloco 2.

“Acredita-se que a prática esportiva e de esporte educacional geram responsabilidades, fortalece a personalidade, desenvolve o sentido de coletividade oferecendo chances reais de integração social e melhora a qualidade de vida através de hábitos saudáveis”, ressaltou a professora Maria José Fraga, autora e coordenadora do projeto aprovado.

Segundo Maria José Fraga, a ação objetiva “oportunizar práticas corporais da dança, do esporte, da ginástica, dos jogos, das lutas, através do esporte educacional, a fim de estimular o desenvolvimento integral do cidadão e buscar melhoria na motricidade”, enfatizou.

PROGRAMA SEGUNDO TEMPO

O Programa Segundo Tempo foi iniciado em 2003, logo depois da criação do Ministério do Esporte. Tem como objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do Esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social.

Esta política foi estabelecida para preencher uma lacuna prevista no artigo 217 da Constituição Federal, no qual todo o cidadão tem direito ao acesso ao esporte e suas manifestações e é dever do Estado fomentar. O programa tem como princípios socioeducativos os seguintes pilares: Princípio da Inclusão; Princípio da Participação; Princípio da Cooperação; Princípio da Coeducação; e Princípio da Corresponsabilidade.