Programa Turing Scheme substitui o Erasmus no Reino Unido

Com a saída do Reino Unido da União Europeia, o país anunciou o lançamento do Programa Turing Scheme, em substituição ao Programa Erasmus. O que muda em relação ao Erasmus é que o novo programa inclui mais de 150 destinos, além do próprio Reino Unido e de nações da União Europeia. Figuram nessa lista, por exemplo, Canadá, Japão, Estados Unidos e outros países.

De acordo com o site oficial, 48% das vagas serão destinadas a pessoas de origens desfavorecidas. Poderão participar estudantes de nível superior e concorrer a bolsas “em universidades de outros países ou realizar um estágio ou treinamento profissional em organizações estrangeiras”.

Para quem ainda não concluiu o ensino básico, o programa oferece oportunidades de intercâmbio para maiores de 14 anos. Haverá também oportunidades para aprendizes em “educação adicional” ou “treinamento vocacional”.

No caso de professores e outros funcionários vinculados ao sistema de ensino, o Turing Scheme não vai oferecer acomodação, diferentemente do Erasmus. Outra diferença é que o programa britânico terá como base a localização e a duração de cada programa para concessão das bolsas. O incentivo financeiro será agrupado em três categorias, de acordo do com o custo de vida daquele local escolhido.

O Turing Scheme não cobrirá as taxas de ensino das instituições, mas o programa espera que as universidades dispensem essas cobranças para os bolsistas. O que não muda para os estudantes é o recebimento do auxílio financeiro extra, nos casos em que for comprovada a situação de desvantagem. Para pessoas com deficiência, o programa também mantém as mesmas vantagens do Erasmus.

Saiba mais acessando o link abaixo:

ROCCELO, Mariane. Conheça o Turing Scheme, substituto do Erasmus no Reino Unido. Disponível em: