PROPLAN em 5 minutos: você sabe o que é Taxa de Sucesso na Graduação?

No ano de 2002, o Tribunal de Contas da União (TCU) definiu um conjunto de indicadores, por meio da decisão nº 408/2002-TCU, para serem incluídos prestação anual de contas das Instituições Federais de Ensino Superior. Um desses indicadores é a Taxa de Sucesso na Graduação (TSG).

A TSG é calculada conforme fórmula abaixo, em que o número de diplomados corresponde somatório do número de diplomados nos dois semestres do ano letivo do exercício. Para o número total de alunos ingressantes, considera-se o semestre do suposto ingresso dos estudantes que se graduam no exercício.

fórmula da tsg

A partir dos resultados da TSG, pode-se perceber a quantidade de alunos que conseguiram finalizar o seu curso ou a existência problemas relacionados à evasão e retenção, o que torna esses resultados um importante feedback no processo de planejamento dos cursos de graduação.

O “PROPLAN em 5 minutos” é um projeto desenvolvido por esta Pró-Reitoria com o intuito de compartilhar conhecimento com a comunidade universitária em relação a planejamento, gestão, governança, sustentabilidade e outros temas que contribuam para o Desenvolvimento Institucional.