JavaScript não suportado

 

PROPOSTA PRELIMINAR DE PLANO DE FUNCIONAMENTO DO HOSPITAL VETERINÁRIO DA UFRPE

AÇÕES E DESCRIÇÕES

 

1.      Diagnóstico de Situação

Designação de profissional da área de segurança do trabalho, para realização de um diagnóstico de situação e elaboração de um parecer técnico de avaliação das medidas sugeridas nesse documento, quanto à capacidade de garantir a segurança de todos os envolvidos no atendimento de animais no HOVET/UFRPE.

2. Testagem

Realização de testagem para Covid-19, por meio de testes sorológicos e/ou PCR para todos os profissionais – médicos veterinários, profissionais terceirizados, médicos veterinários residentes, enfermeiros, farmacêuticos, recepcionistas, vigilantes, porteiros, entre outros – envolvidos no atendimento.

3. Medidas de higienização

Instalação de dispenser para álcool gel em cada um dos setores do HOVET e em cada um dos ambulatórios, bem como processo de sanitização constante dos ambientes e das roupas utilizadas pelos profissionais que estarão atuando no HOVET/UFRPE.

 

4. Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)

Disponibilização de EPIs para todos que desenvolvam atividades no HOVET/UFRPE.

 

5. Horário de Trabalho

Flexibilização do horário de trabalho presencial para os profissionais envolvidos no atendimento do HOVET/UFRPE. Jornada de trabalho dos servidores, recomendando o horário reduzido de atividades presenciais, com expediente das 10h às 14h, além da formação de dois grupos de trabalho, em que cada grupo trabalhará um dia no local, enquanto o outro trabalha em casa de maneira remota, alternando os dias entre os dois grupos. Serão recomendadas algumas atividades que poderão ser realizadas remotamente pelo grupo escalado.

6. Atendimento de Casos

Atendimentos prioritários dos casos que ficaram com pendências devido à interrupção do atendimento no HOVET, recomendado pelo Comitê Covid-19 da UFRPE.

 

7. Acesso de pessoas ao HOVET/UFRPE

 O acesso de funcionários do Departamento de Medicina Veterinária (DMV), do HOVET/UFRPE e tutores de animais para atendimento deverá ser feito, preferencialmente pela portaria Z2A, com a aferição de temperatura. Os que apresentarem temperatura considerada febril (a partir de 37,6°C) não poderão acessar o departamento, sendo recomendado retorno para casa, e orientado a fazer isolamento domiciliar imediatamente, procurando o serviço de saúde em caso de agravamento dos sintomas.

8. Uso obrigatório de máscaras

 Sob nenhuma hipótese será permitido o acesso de pessoas com sintomas – a exemplo de febre –ou sem máscara no DMV.

 

9. Acesso de Veículos ao HOVET/UFRPE

a)       Servidores docentes e técnicos, terceirizados, médicos veterinários residentes e estudantes em atividades previstas deverão seguir as recomendações e legislações vigentes quanto ao número de passageiros recomendados. Todos terão sua temperatura aferida e devem estar usando máscara. Só terão acesso ao DMV aqueles que sejam funcionários, sendo vetado o acesso de familiares ou qualquer acompanhante que não desempenhe funções no setor.

b)       Em relação aos tutores, será permitida a entrada de veículos com apenas um passageiro. Em casos especiais, em que o transporte do animal necessite de mais um acompanhante, desde que devidamente justificado ao vigilante, será permitido até dois passageiros. Todos terão sua temperatura aferida e deverão estar usando máscara. Apenas uma pessoa terá acesso ao HOVET conduzindo o animal. Caso haja outra pessoa no veículo, deverá aguardar no estacionamento.

10. Triagem do atendimento veterinário durante a pandemia COVID-19

 Todo o agendamento de pacientes para a clínica de cães e gatos será realizado exclusivamente por telefone, por meio do número: (81) 3320-6441. O agendamento ocorrerá sempre no primeiro dia útil da semana, a partir da 10h da manhã. As consultas serão agendadas com hora marcada, para a semana corrente, e seguirão a ordem do atendimento telefônico até o término das fichas disponíveis para a semana. O tutor deverá chegar ao HOVET 15 minutos antes do horário marcado e dirigir-se à recepção. Não será permitido o acesso ao HOVET de tutores com pacientes que não estejam agendados, excetuando-se casos de urgência e emergência que sejam primariamente avaliados pela responsável técnica do HOVET, que deverá considerar a situação e a disponibilidade de pessoal para realizar o atendimento.

Em relação ao Ambulatório de Grandes Animais (AGA-HOVET), o agendamento será realizado pelos residentes pelo telefone (81) 3320-6436. O AGA-HOVET funcionará de segunda a sexta-feira das 10h às 14h, com horário marcado. Serão estipuladas duas equipes de trabalho compostas por um docente e dois médicos veterinários residentes por dia. Serão agendados um paciente novo e um retorno por médico veterinário residente por dia. Fica determinado que não serão realizadas cirurgias eletivas, bem como internamentos até o reinício das aulas práticas.  

12. Resultados de exames - laboratoriais e de imagem

Os resultados serão, preferencialmente, encaminhados aos tutores e/ou veterinários via e-mail. Em casos onde não seja possível o envio via web, os resultados estarão disponíveis para retirada na recepção do HOVET.

13. Atendimento hospitalar

Normas e procedimentos para o atendimento hospitalar serão divulgados na página oficial da UFRPE.

14. Funcionamento de setores complementares e laboratórios

Por se tratar de áreas de conhecimento específico, fica determinado que todos os setores e laboratório que prestam serviço de suporte ao HOVET/DMV-UFRPE deverão seguir as normas gerais descritas neste documento, editando normas específicas conforme for a especificidade de cada local. Essas áreas deverão estabelecer um fluxograma de atendimento, respeitando os horários, a paramentação e as recomendações de higienização e não aglomeração de pessoas nos setores.

15. Recomendações de funcionamento adicionais

a)    Implementação de grupos de trabalho com metade ou um terço dos funcionários. Cada grupo trabalha um expediente no local, enquanto os outros trabalham em casa – podendo ser recomendadas atividades remotas. Em caso de exposição de um grupo, os outros continuam trabalhando.

b)   Fechamento das  áreas não essenciais do HOVET.