PROPOSTA PRELIMINAR DO PLANO DE FUNCIONAMENTO DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DA UFRPE

AÇÕES E DESCRIÇÕES

Atendimento não pesencial pela secretaria

O atendimento aos discente deverá ocorrer de forma não presencial através de e-mail, telefone e de whatsapp em todos os setores da Progesti (gabinete e coordenadorias)

Atendimento não presencial no serviço social, pedagógico e psicológico

Os atendimentos serão realizados através de e-mail, telefone, whatsapp e outras ferramentas tecnológicas.

Entrega da documentação de homologação dos processos seletivos

Recebimento da documentação de homologação dos processos seletivos dos programas da Progesti utilizando ferramentas on-line. A Progesti disponibilizará uma plataforma para que os discentes possam enviar suas documentações de forma virtual.

Assinatura do termo do benefício da assistência estudantil

Acolhimento não presencial do discente, bem como orientações sobre as normativas do programa de assistência estudantil, através de cronograma estabelecendo data e horário de vídeoconferencia para apresentação aos estudantes das normas e procedimentos dos programas para os quais foram selecionados.

Preparação das listas de credores para pagamento dos benefícios

Elaboração das Listas de Credores para serem enviadas a Contabilidade. O encaminhamento da lista de credores on-line deverá ocorrer até dia 20 de cada mês através do e-mail: suporte.processo@ufrpe.br.

Processo de Varreduras para Identificação de estudantes em descumprimento das condicionalidades de permanência nos programas da assistência estudantil

Consiste da verificação, no sistema de gestão acadêmica, dos estudantes em descumprimento das condicionalidades de permanência nos programas da Progesti, que é realizado periodicamente baseado no calendário acadêmico.

Reuniões on line com os discentes assistidos

Discutir com os discentes temas de interesse da Assistência Estudantil. As reuniões serão realizadas através de cronograma previamente agendado de forma on line e em dias úteis no horário de expediente

Aquisição de senhas para refeições no RU, SOMENTE caso ocorram atividades de ensino  presencial

Compra de senhas pelos estudantes para refeições do RU de forma descentralizada, através de aplicativo ou em pontos separados no Restaurante Universitário

Fornecimento de alimentos no RU, SOMENTE caso ocorram atividades de ensino presencial)

Através do fornecimento de refeições (quentinhas) em pontos separados do restaurante universitário.

Cadastro da biometria no RU, SOMENTE caso ocorram atividades de ensino presencial)

O discente apresentará todas as documentações necessárias ao seu cadastramento e irá registrar em sistema sua biometria para acesso ao RU.

Observação: Considerando que se o Período Letivo Excepcional (PLE) for aprovado na UFRPE (sem atividades de ensino presenciais), o fornecimento de alimentos no Restaurante Universitário será suspenso até a normalidade do sistema presencial ou semi-presencial.

Avaliação dos discentes selecionados na primeira fase do Programa de Promoção ao Esporte)

Aferição das habilidades  considerando as modalidades esportivas que os discentes se inscreveram. Através de vídeoconferência a coordenação irá avaliar as habilidades dos candidatos através dos requisitos específicos de cada modalidade esportiva.

Desenvolvimento de  atividades físicas que promovam a saúde do discente

Promoção de atividades como alongamentos, exercícios respiratórios e danças. Eventos realizados on-line através de videoconferência.

Seleção para residência estudantil

Abertura de processo seletivo com divulgação de Edital e seleção on-line, através de formulário on line para o recebimento da documentação e videoconferência.

Seleção e a Liberação de Auxílio Manutenção sem entrada do estudante na Residência Universitária

Liberação do auxílio manutenção em pecúnia para estudantes selecionados no Edital  do Programa de Residência Universitária para Graduação (2020.1). Liberação do benefício sem a entrada na residência será realizada através de LC encaminhada via on line até dia 20 de cada mês através do suporte.processo@ufrpe.br

Implantação de sistemas de gerenciamento de arquivos na nuvem

Implementação de uma solução de armazenamento em nuvem de arquivos  e documentos de trabalho que são manuseados  pelos servidores nos computadores institucionais.

Auxílio aos Servidores Técnicos Administrativos da Progesti na utilização das  novas ferramentas tecnológicas que possam facilitar e/ou viabilizar novas formas de atendimento aos discentes

Realizar o suporte localmente ou virtualmente, auxiliando na implementação e utilização de novas ferramentas e procedimentos para realizar o atendimento.

Auxílio destinado aos discentes beneficiários da Assistência Estudantil, a demanda reprimida dos processos seletivos de 2019 e outros de recorte social, para proporcionar a sua inclusão digital.)

Esse auxílio será destinado aos estudantes para possibilitar a aquisição de equipamentos de informática, chip de telefonia móvel de sua preferência, em um único pagamento em pecúnia por CPF durante o Período Letivo Extraordinário (PLE) mediante a comprovação da aquisição do material adquirido enviado por email a Progesti durante o PLE.

Criação de plataforma para recebimento da documentação dos documentos da homologação das inscrições dos processos seletivos

O estudante poderá utilizar computador ou dispositivo móvel (Smartphone ou Tablet).  Com uma implementação específica será possível receber de forma on line todas as documentações necessárias. Esses documentos serão disponibilizados aos Assistentes Sociais através de uma planilha organizada e todos os documentos serão armazenados de forma segura na nuvem.