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PROPOSTA PRELIMINAR DO PLANO DE FUNCIONAMENTO DA LOGÍSTICA E INFRAESTRUTURA NA UFRPE

AÇÕES E DESCRIÇÕES

 

  1. COMUNICAÇÃO

 

Divulgação dos protocolos de retorno das atividades

Publicação do protocolo de retorno seguro às atividades por meio de e-mail, aplicativos de comunicação, mídias sociais e sites da Universidade.

 

Incentivo ao conhecimento sobre a atual pandemia

Para estimular o conhecimento educativo sobre os riscos de contaminação, sintomas e formas contágios da doença, assim como métodos de prevenção, haverá oferta de capacitação periódica, de curta duração, sobre a COVID-19 para a comunidade universitária.

 

Canal de comunicação

Implementação e divulgação de canal de comunicação através do qual a comunidade universitária possa buscar esclarecimentos, expressar preocupações ou solicitar exceções a determinados procedimentos previamente estabelecidos. Assim como fortalecimento das mídias e plataformas digitais institucionais.

 

Campanhas de Conscientização

Campanhas nas mídias sociais, site oficial e cartazes em todas as Unidades da UFRPE, com a finalidade de disseminar as boas práticas quanto à necessidade de lavagem das mãos; promoção da etiqueta de higiene pessoal e respiratória; além da importância de se evitar contatos físicos e o compartilhamento de equipamentos de trabalho e de demais itens de uso pessoal.

 

  1. MEDIDAS PARA CUIDADOS INDIVIDUAIS E COLETIVOS

 

Higienização das mãos

A higienização das mãos deve ser feita, primordialmente, com água corrente e sabonete comum sob a forma líquida, que estarão disponíveis em todos os banheiros em quantidade suficiente, alocados de forma segura, padronizada e com reposição periódica. Para higienização antisséptica das mãos, dispensers contendo solução alcoólica em gel - concentração final mínima de 70% - estarão fixados nos ambientes internos, em locais de fácil acesso e livre circulação.

 

Uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)

A partir da análise criteriosa e especializada em segurança do trabalho, serão fornecidos a servidores e a funcionários terceirizados os EPIs requeridos ao pleno desempenho de suas atividades, com o intuito de reduzir os riscos de exposição ao novo Coronavírus. Todos receberão as orientações corretas quanto ao uso, colocação e remoção desses EPIs. No caso específico de protetores faciais (face shields), estão assegurados por meio de parceria com o Departamento de Biologia da UFRPE.

 

Garantia da obrigatoriedade do uso de máscaras em qualquer ambiente da UFRPE.

Será obrigatória a utilização de máscaras como medida protetiva e de combate à propagação do Coronavírus, atendendo às determinações governamentais e recomendações dos organismos especializados. Haverá elaboração de Portaria para estabelecer como obrigatório o item, com diretrizes para uso e troca, lavagem e transporte no caso de máscaras reutilizáveis, e de descarte, quando aplicável.

 

Limpeza e desinfecção de ambientes internos e externos

Revisão e aperfeiçoamento do serviço de limpeza visando a maiores níveis de produtividade e efetividade, considerando as particularidades e demandas de cada ambiente. O maior diferencial é a implantação do processo automatizado de sanitização, com equipe dedicada, devidamente treinada e equipada.

 

  1. MONITORAMENTO

Supervisão das ações

Designação de profissionais que servirão como uma ponte de contato entre os trabalhadores e os gestores, a fim de monitorar a execução dos protocolos e sugerir melhorias com base em observações e feedbacks.

 

Identificação de sintomas da COVID-19

Com o intuito de identificar possíveis casos de Covid-19 dentro da UFRPE e encaminhá-los para os procedimentos necessários, será realizada entrevista com cada servidor para identificar se o mesmo teve contato com algum portador do vírus e/ou se apresenta sintomas comuns da doença, ofertando-o as informações/orientações devidas.

 

Testagem rápida em servidores, estudantes e colaboradores com triagem virtual via app

Aquisição de testes rápidos para diagnosticar possíveis casos de Covid-19 entre pessoas da comunidade universitária que porventura apresentem sintomas.

 

 Verificação de temperatura corporal

Aquisição de termômetros digitais em infravermelho, além da instalação de pontos de medição de temperatura corporal dos servidores, colaboradores e estudantes na entrada dos prédios acadêmicos e administrativos.

 

  1. RETORNO GRADUAL DAS ATIVIDADES ESSENCIAIS DE LOGÍSTICA

 

Escala de trabalho com retomada gradual

Priorização do retorno ao local de trabalho em ondas - atividades essenciais, administrativas e acadêmicas, com alternância entre as equipes nos dias da semana, atrelando a serviços remotos. Além disso, deverá ser garantido que apenas os trabalhadores necessários estejam presentes no local de trabalho, minimizando o comparecimento de terceiros. Por fim, salienta-se que o aumento desse quantitativo deve ser gradual até que toda a força de trabalho esteja de volta ao local, quando possível.

 

  1. USO DOS ESPAÇOS

Distanciamento social em ambientes

Separação das mesas e cadeiras em pelo menos 2 metros de distância. Para locais em que essa medida seja inviável, devido ao espaço, considerar o esquema de revezamento ou restrição temporária do uso desses locais. Limitação do número de pessoas permitidas nos elevadores ou banheiros a qualquer momento e atribuição de horários para cada departamento visitar copas ou estações de café no local.

 

Limitações de acesso a Laboratórios de Pesquisa

Levantamento da área de cada laboratório, adequar o espaço e indicar um responsável para cada um deles. O responsável deverá gerenciar a ocupação do laboratório, com limite de acesso a 01 (uma) pessoa a cada 10m². Data e horário de entrada, assim como o tempo de permanência deverão ser agendados com antecedência. Os colaboradores e orientadores deverão assinar um termo de responsabilidade/aceite. Há possibilidade de videomonitoramento do local.

 

Acessos alternativos aos prédios de ensino

Administradores de Edifícios podem analisar formas de acesso alternativas, pelas laterais ou fundos, aos prédios de ensino, visando a evitar a aglomerações.

 

Maior espaçamento entre carteiras escolares

Promoção de um maior distanciamento entre as carteiras escolares nos locais onde acontecerão atividades de ensino.

 

Apoio Logístico ao Restaurante Universitário (RU)

Apoio logístico a eventual retomada do Restaurante Universitário (RU), a fim de promover distanciamento entre usuários e garantir outras formas de atendimento. Haverá sinalização dos ambientes, disponibilização de mobiliário ao ar livre, eventual apoio terceirizado.

 

Apoio Logístico para realização de aulas em ginásios, quadras ou mesmo ao ar livre

Apoio logístico a eventuais realizações de aulas em ambientes abertos, como ginásios, quadras ou ao ar livre. Realocação de móveis essenciais e adequações elétricas para realização de aulas em outros ambientes – profissionais de manutenção e serviços gerais podem dar suporte.

 

Reorganização dos ambientes administrativos

Para reorganizar a disposição dos móveis nos ambientes da UFRPE, cada setor deverá repensar a estrutura do seu ambiente de trabalho para garantir o distanciamento social, com apoio logístico.

 

Vedação à realização de eventos que gerem aglomerações

Quando da resposta à solicitação de reserva dos espaços externos, deve ser informado aos organizadores sobre a impossibilidade de realização de eventos que provoquem aglomerações de pessoas.

 

Ajuste de lotação máxima permitida em auditórios

Quando da resposta à solicitação de reserva dos espaços e do início de cada evento, deve ser informado aos organizadores sobre a necessidade de dispor os participantes espaçados entre si e de respeitar a lotação máxima de 50% para cada espaço.

 

  1. USO DOS VEÍCULOS

Limitação da lotação do Veículo Circular e ampliação da frota

Limitação de acesso de passageiros de modo a não permitir que haja pessoas de pé, mas tão somente sentadas. Além disso, havendo retomada presencial, haverá aumento da frota - com mais um veículo, realização de sanitização periódica e verificação prática, a posteriori, da viabilidade prática e econômica de continuidade à prestação desse serviço nessas condições.

 

Limitação da Lotação de Veículo Oficial

Estabelecimento de limite de lotação em veículos de passeio para até 3 passageiros (incluindo o motorista) e 50% da capacidade em veículos utilitários tipo VAN.

 

Instalação de divisórias em acrílico nos Veículos Oficiais

Alocação de divisórias em acrílico nos veículos de passeio para permitir um maior isolamento entre os servidores.