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PROPOSTA PRELIMINAR DO PLANO DE FUNCIONAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFRPE

AÇÕES E DESCRIÇÕES

 

Atendimento a distância nas secretarias para evitar o contágio entre as pessoas

O atendimento aos discentes e docentes deverá ocorrer de forma não presencial, por meio de e-mail, telefone ou WhatsApp  da Coordenação dos Programas de Pós-graduação e da PRPPG, gabinete e coordenadorias.

 

Recebimento e entrega de documentação online

Utilização de ferramentas online – e-mail e WhatsApp – pelas Coordenações dos Programas de Pós-graduação e da PRPPG para que os docentes e discentes possam enviar ou receber suas documentações de forma virtual, evitando o contato presencial.

 

Reuniões virtuais com docentes e discentes

Todas as reuniões com docentes e discentes, bem como do colegiado do programa (CCD) serão realizadas de forma virtual e em dias úteis, no horário do expediente.

 

Seleção virtual para ingresso de discentes nos Programas de Pós-graduação

Realização de processos seletivos com divulgação de Edital e seleção online. Os processos de inscrição e seleção para ingresso de discentes nos Programas de Pós-graduação serão realizados por meio virtual, com o recebimento da documentação no sistema da PRPPG e as avaliações dos discentes realizadas com uso de ferramentas virtuais.

 

Estratégias pedagógicas para ensino remoto

Concessão de formação para docentes e discentes utilizarem as estratégias didático-pedagógicas para ensino remoto. Realização de suporte local ou virtual para auxiliar docentes e discentes na implementação e utilização de novas ferramentas - AVA, SIGAA - e procedimentos para uso de estratégias didático-pedagógicas e em plataformas virtuais, como RNP, Meet, Zoom, Jitsi, Skype, entre outras.

 

Garantia aos discentes do cumprimento de créditos - disciplinas obrigatórias e estágio docência - para obtenção do título de mestre/doutor de forma semipresencial

Oferta de disciplinas condensadas, permitir a validação de créditos em cursos online (Tópicos Especiais), validar a realização de estágio docência nos cursos da UAEADTec e permitir a substituição de disciplinas obrigatórias - de campo/laboratório - por outras disciplinas, em caráter emergencial.

 

Garantia aos discentes da realização dos exames de Qualificação e das Defesas de Dissertação/Tese por meio virtual

Utilização de plataformas digitais - RNP, Meet, Zoom, Jitsi, Skype, entre outras - para viabilizar a realização das bancas de Qualificação e de defesa de Dissertação/Tese por videoconferência, visando não prolongar o tempo de titulação dos discentes.

 

Realização das aulas práticas nos laboratórios multiusuários, de modo a garantir os conhecimentos práticos, necessários para a formação dos discentes

Organização do uso dos laboratórios de pesquisa, visando a evitar a aglomeração de pessoas e reduzir a possibilidade de transmissão da COVID-19, por meio de rodízio de pesquisadores e técnicos, garantindo o fornecimento de material de limpeza: álcool 70% e detergente não diluído.

 

 Realização das aulas práticas em campo, de modo a garantir os conhecimentos práticos, necessários para a formação dos discentes

Criação de estratégias de utilização dos veículos para transporte dos docentes e discentes, visando a evitar a aglomeração de pessoas e reduzir a possibilidade de transmissão da Covid-19, como testagem da temperatura dos passageiros e disponibilização de EPI ao motorista, limpeza diária dos veículos e uso limitado de pessoas por veículo - no máximo três, incluindo o motorista.

 

Dividisão do número de discentes nas aulas práticas em laboratórios ou a campo, possibilitando a divisão do número de discentes nas turmas com mais de três discentes

Realização de aulas práticas em laboratórios ou a campo com número reduzido de discentes, de acordo com o local e a atividade realizada, com a ajuda de monitores para não aumentar a carga horária dos docentes.

 

Viabilização da realização dos projetos de Dissertação/Tese dos discentes.)

Permissão de mudanças nas metodologias dos projetos de Dissertação/Tese em andamento, dos discentes que não poderão realizar suas pesquisas de forma presencial a curto e médio prazo, como uso de dados secundários, revisão sistemática, meta-análise, entre outros.

 

Possibilidade de inserção de novas disciplinas, matrículas e cancelamentos durante o semestre

Possibilidade de maior obtenção de créditos pelos discentes. Permitir que o SIGAA fique aberto para inserção de novas disciplinas, bem como realização de matrículas e cancelamentos de disciplinas pelos discentes, de forma a reduzir a carga burocrática em situações de problemas diversos associados com a pandemia. 

 

Inclusão digital dos discentes com recorte social

Concessão de auxílio emergencial aos discentes da PG para possibilitar a aquisição de equipamento de informática, chip de telefonia móvel de sua preferência, em um único pagamento, em pecúnia, por CPF, durante o período de distanciamento social, mediante a comprovação da aquisição do material adquirido enviado por e-mail para a PRPPG.