Proposta Preliminar do Plano de Funcionamento da UFRPE para Consulta Pública

FACHADA

Contribuições da comunidade universitária pelo e-mail: sistematizacao.emergencial@ufrpe.br

ATUALIZAÇÃO 3/07 - Prorrogada consulta pública à proposta de funcionamento da UFRPE até 8/07

Conforme amplamente divulgado em nosso portal oficial (www.ufrpe.br) e em nossas mídias sociais, assim que foram tomadas todas as medidas de suspensão das atividades e de controle sanitário das ações emergenciais da UFRPE, visando à garantia da segurança de nossa comunidade universitária, iniciamos amplo processo de discussão coletiva para a elaboração de uma PROPOSTA PRELIMINAR para o funcionamento futuro das atividades da UFRPE.

Nesse contexto, alguns encaminhamentos foram tomados:

1.      Criação de diversos grupos de trabalho, com a presença de docentes, técnicos e discentes, para proposição de minutas iniciais, relacionadas a diversos eixos de atuação da UFRPE – Graduação, Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Assistência Estudantil, Gestão de Pessoas e de Administração e Logística).

2.      Disponibilização de um conjunto de emails, segmentados nos diversos eixos trabalhados (“nomedoeixo”.emergencia@ufrpe.br), para o recebimento de sugestões e propostas individuais e/ou coletivas da comunidade UFRPE.

3.      Solicitação aos Departamentos Acadêmicos e Administrativos, ao Colégio Dom Agostinho Ikas (Codai) e as Unidades Acadêmicas que constituíssem Grupos de Trabalhos para encaminhamento de propostas gerais – nos diversos eixos trabalhados, bem como ações específicas de cada unidade.

Após essa primeira etapa, encerrada no dia 19/06/2020, a comissão de sistematização da Proposta Preliminar compilou todas as sugestões recebidas, elaborando uma minuta de Proposta Preliminar de Funcionamento da UFRPE, que está sendo colocada para CONSULTA PÚBLICA, no período de 26/06/2020 até 05/07/2020. Durante este processo, além das sugestões, críticas, observações, que estão sendo colocadas pela comunidade no processo de consulta pública, também estaremos incorporando ao debate as propostas iniciais de diversos outros setores, que foram recebidas após o dia 19/06/2020, e que não puderam ser contempladas na minuta inicial. As contribuições da comunidade universitária devem ser enviadas para: sistematizacao.emergencial@ufrpe.br

Ressaltamos que, durante o período de consulta, bem como posteriormente, a UFRPE promoverá diversos canais de comunicação com a comunidade para informações complementares, materiais didáticos informativos, lives e outros espaços para sanar possíveis dúvidas.

Posteriormente ao processo da consulta pública, no período de 05/07/2020 até 10/07/2020, será realizada uma sistematização das sugestões, críticas, observações, com a elaboração e encaminhamento no dia 10/07/2020, da Minuta do Plano de Funcionamento Da UFRPE, aos membros dos Conselhos Superiores da UFRPE – Conselho Universitário - CONSU; Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE e Conselho de Curadores, para apreciação e deliberação em reunião conjunta, no dia 17/07/2020 [atualização].

Convocamos, mais uma vez, toda a comunidade UFRPE para continuar participando e contribuindo neste processo de construção coletiva do Plano de Funcionamento da Instituição. Ressaltamos que a decisão final caberá aos Conselhos Superiores da UFRPE, que representam a comunidade universitária.

Por fim, é importante pontuar que este será um plano temporário, enquanto durar a gravidade da situação de Pandemia da Covid-19 e que será monitorado periodicamente, podendo sofrer ajustes quando necessário, e com a devida participação e anuência da comunidade da UFRPE. Após isso, as ações e proposições deste plano de funcionamento perdem sua validade, tendo então de ser novamente debatidas com a comunidade, para permanência ou não das mesmas, no cotidiano futuro da nossa UFRPE.

EIXOS NORTEADORES

PRINCÍPIOS GERAIS