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PROPOSTA PRELIMINAR DO PLANO DE FUNCIONAMENTO DAS ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS NA UFRPE

AÇÕES E DESCRIÇÕES

 

Disponibilização de pesquisa para os servidores da UFRPE

Disponibilização da pesquisa, criada na plataforma Google forms, em e-mail e site institucional para que os servidores tenham acesso. O estudo teve o intuito de identificar as condições gerais de trabalho remoto, acesso digital e de saúde, dos servidores da UFRPE, durante o período de isolamento e no cenário pós-pandemia do COVID-19.

 

Estabelecimento das formas de trabalho para execução das atividades

Identificação dos servidores que irão executar suas atividades somente em trabalho remoto, pertencentes ao grupo de risco, além da definição e organização dos servidores para trabalharem de forma presencial em rodízio, de maneira híbrida. Inicialmente o trabalho será feito remotamente pelo maior número de servidores possível. Sempre em consonância com as recomendações das autoridades sanitárias, e com foco na preservação da saúde de nossos servidores.

 

Realização de ações e medidas de higienização no ambiente de trabalho

Estabelecimento de rotinas e manutenção da higienização no ambiente de trabalho, de acordo com os protocolos previstos pelas organizações de saúde e dos procedimentos estabelecidos pela logística da UFRPE, além da promoção do treinamento necessário com os envolvidos nas atividades de limpeza.

 

Aquisição de equipamentos de proteção individual (EPI) e KITS de testagem rápida sorológica, necessários para preservação da saúde dos servidores/estagiários na UFRPE

Indicação da compra de itens como máscara tripla proteção, luvas, álcool 70º e difusor de álcool gel, flanela protetor facial, divisória em acrílico, jaleco descartável, macacão de esterilizarão química e biológica descartável, botas, cuja distribuição estará relacionada às atividades desempenhadas. Além de aquisição de kits de testagem rápida sorológica e de termômetros infravermelhos digitais de testa para aferição da temperatura.

 

Readequação dos espaços físicos, individuais e coletivos de trabalho

Reorganização das estações de trabalho, estabelecendo o distanciamento mínimo de 02 metros, marcação dos espaços, bem como indicando o quantitativo máximo de 05 servidores por ambiente, seguindo as recomendações da equipe de Segurança de Trabalho.

 

Estabelecimento de protocolos de atendimentos

A fim de minimizar os riscos de contaminação, serão instituídos padrões de atendimento, prioritariamente de forma remota, através da disponibilização de canais de comunicação, como Whatsapp, e-mails, sites institucionais e ferramentas digitais – Google Meet, Zoom, entre outros. E, nos casos excepcionais de atendimento presencial, serão definidos horários/agendamento, limitando o número de pessoas e estabelecendo padrões de desinfecção no ambiente.

 

Definição das medidas prévias de realização de atividades

Definição de medidas como: a realização de reuniões prioritariamente virtuais e, em caso necessário e imprescindível da forma presencial, essa deverá obedecer as normas de distanciamento; a suspensão de realização de viagens dos servidores, sejam para capacitações externas, congressos, visitas, aulas práticas, entre outros. Caso seja imprescindível e inadiável, a viagem deverá ser realizada cumprindo todas as rotinas de segurança.

 

Formação e capacitação dos servidores ao desenvolvimento de atividades na pandemia e pós-pandemia

Definição de cronograma de ações de capacitação, apenas virtuais, para os docentes, técnicos-administrativos e gestores, como a realização de cursos e eventos nas áreas demandadas pelas unidades organizacionais e nos diagnósticos realizados no levantamento de necessidades propostos Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) 2020.

 

Ações educativas durante a pandemia e no retorno das atividades

Promoção de campanhas de sensibilização e vídeos educativos na prevenção e conscientização acerca dos cuidados exigidos pelos protocolos de segurança e saúde, além da realização de parcerias com profissionais de saúde e segurança para evitar e disseminação de COVID – 19 na Instituição.

 

Ações de acolhimento durante a pandemia e no retorno das atividades

A fim de acolher a comunidade UFRPE, serão implementadas ações de apoio psicológico/psiquiátrico. Serão estabelecidos protocolos de atendimentos, promovendo intervenções grupais com especialistas e formação de grupos de acolhimento, além de encontros virtuais com temas diversos que promovam o bem estar do indivíduo.

 

Desenvolvimento de canal virtual de atendimento à saúde

Com o intuito de prestar assistência à saúde de maneira remota à comunidade universitária, deverá ser definido um modelo de atendimento virtual, junto com os profissionais de saúde, elencando os tipos de atendimento e serviços que podem ser prestados, de maneira remota. Além da disponibilização das condições necessárias aos médicos para emissão de receituários online, divulgando ao público as regras e os horários para marcação de consultas e realização de atendimentos a saúde.