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PROPOSTA PRELIMINAR DO PLANO DE FUNCIONAMENTO DO SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS DA UFRPE

AÇÕES E DESCRIÇÕES

 

Atendimento ao usuário / Serviço de Referência

Os atendimentos aos usuários deverão ocorrer de forma não presencial através de email, em todos os setores das Bibliotecas do SIB-UFRPE.

 

Empréstimo domiciliar

Serviço suspenso.

 

 Empréstimo interbibliotecas

Serviço suspenso.

 

Renovação de materiais emprestados

Os materiais bibliográficos emprestados serão renovados automaticamente, enquanto durar a suspensão das atividades presenciais.

 

Devolução de materiais emprestados

Serviço suspenso. Os materiais emprestados continuarão sendo renovados até o retorno das atividades presenciais.

 

 Acesso às bases de dados e de livros eletrônicos (ebooks)

Disponibilização de acesso online às diversas plataformas de documentos científicos, normas técnicas, periódicos e livros eletrônicos, tais quais: Ebook Central, Portal de Periódicos da UFRPE e da CAPES, BDTD, Repositório Institucional e Sistema GEDweb.

 

 Treinamentos em bases de dados

O treinamento em bases de dados, com foco no uso das bases assinadas pelo SIB-UFRPE, suas ferramentas e orientações para a pesquisa acadêmica será oferecido de forma remota.

 

 Portal de Periódicos UFRPE

Treinamentos e orientações para editores das revistas científicas de forma remota.

 

Repositório Institucional

Disponibilização da produção intelectual da UFRPE. Inserção, manutenção e disponibilização da produção intelectual dos cursos e departamentos da UFRPE.

 

Cadastro e renovação de cadastros

Disponibilização de uma plataforma para que os usuários possam enviar suas documentações de forma virtual.

 

 Elaboração de fichas catalográficas (catalogação na fonte)

A confecção de fichas catalográficas de Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs), Dissertações e Teses serão produzidas através do sistema automatizado (http://www.sib.ufrpe.br/ficha-catalografica-gerador), exceto as fichas de outras produções intelectuais (folhetos, periódicos, livros, entre outros) que deverão ser solicitadas através de e-mail.

 

 Normalização de trabalhos acadêmicos

Orientação na elaboração de relatórios, monografias, dissertações e teses de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). As solicitações deverão ser realizadas através de email.

 

 Comutação bibliográfica (COMUT)

A solicitação e obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras e em serviços de informações internacionais serão realizadas através de email.

 

Depósito de TCCs

Entrega da versão definitiva do TCC no formato digital na Biblioteca responsável para compor acervo do Repositório Institucional será realizada através de email.

 

Depósito de Teses e Dissertações

Entrega da versão definitiva da tese/dissertação no formato digital na Biblioteca responsável para compor acervo da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) será realizada através de email.

 

Pagamento de multas e taxas de serviços

Os pagamentos deverão ser realizados através do Guia de Recolhimento da União (GRU), preenchendo as informações através do endereço: http://www.sib.ufrpe.br/gru-servicos e enviando os comprovantes por email.

 

Doação de materiais bibliográficos

Serviço suspenso.

 

No contexto pós-pandemia ou de pandemia moderada, em conformidade com as orientações médicas e sanitárias, bem como com a retomada de aulas e atividades presencias o SIB-UFRPE adotará as ações em etapas, conforme documento anexo.

 

PLANO DE RETOMADA GRADUAL DAS ATIVIDADES DO SIB-UFRPE NO CONTEXTO PÓS-PANDEMIA DA COVID-19, QUANDO AUTORIZADO PELOS CONSELHOS SUPERIORES DA UFRPE, E EM CONSONÂNCIA COM AS NORMAS DAS AUTORIDADES SANITÁRIAS.

 

Considerando que quando da retomada das atividades, as mesmas serão realizadas em etapas e, de forma gradual, a equipe do SIB-UFRPE, previamente ao início da retomada das atividades, estabelecerá novos fluxos e rotinas de trabalho das equipes, além de oferecer treinamento aos servidores e terceirizados sobre os novos protocolos de atendimento que serão elaborados por cada biblioteca do sistema, considerando as suas peculiaridades. Periodicamente, os protocolos serão revisados e novas medidas poderão ser adotadas ou suprimidas, sempre considerando as normas sanitárias e de saúde pública. As bibliotecas do SIB-UFRPE seguirão o protocolo de funcionamento por etapas. As etapas serão permanentemente avaliadas, cabendo aos coordenadores de cada biblioteca, conjuntamente com a gestão superior, deliberarem sobre o avanço, manutenção ou retrocesso de cada etapa em que se encontre a sua unidade.

            Assim, o protocolo de reabertura das bibliotecas prevê inicialmente 4 etapas de atividades.

 

1a ETAPA: Reorganização e higienização dos espaços e divulgação dos procedimentos

Período: 15 dias antes do início da reabertura da biblioteca

●       Limpeza dos espaços, do acervo e dos aparelhos de ar condicionado;

●       Reordenação e sinalização dos espaços, a fim de manter o distanciamento dos servidores e dos usuários nos setores administrativos e nas áreas de atendimento ao usuário;

●       Isolamento do acesso a acervos e espaços de estudos coletivos e individuais;

●       Criação de espaços arejados para quarentena dos livros devolvidos;

●       Instalação de acessórios de proteção nos setores;

●       Treinamento das equipes para o uso correto de EPIs e rotinas de atendimento;

●       Sensibilização dos servidores quanto à adoção das novas medidas de biossegurança;

●       Divulgação junto à comunidade acadêmica sobre os novos procedimentos e das medidas de segurança para a reabertura das bibliotecas, comunicando da obrigatoriedade do uso de máscaras para atendimento e/ou acesso aos prédios.

●       Permanência da oferta dos serviços online: orientação aos usuários, e-books, BDTD, TCCs, Portal de Periódicos, COMUT, fichas catalográficas. Fica suspenso o serviço de empréstimo interbibliotecas por tempo indeterminado.

 

2a ETAPA: Recebimento de devoluções

Período: 15 dias seguintes ao retorno, sendo exclusivamente para devolução dos materiais emprestados.

●       As bibliotecas funcionarão apenas para recebimento de devoluções;

●       O horário de atendimento presencial será reduzido;

●       Recebimento das devoluções dos materiais em situação de empréstimo domiciliar com cumprimento de 10 dias de quarentena para cada material, a ser acondicionado em espaço específico e arejado;

●       Permanecem interditados o acesso a acervos e aos espaços de estudos coletivos e individuais para a comunidade;

●       Permanência da oferta dos serviços online: orientação aos usuários, e-books, BDTD, TCCs, Portal de Periódicos, COMUT, fichas catalográficas.

 

3a ETAPA: Empréstimos

Período: Próximos 30 dias ou mais, de acordo com a Administração Superior.

●       Continua reduzido o horário de atendimento presencial;

●       Empréstimos serão atendidos mediante solicitações feitas diretamente no balcão de atendimento das bibliotecas, proibido o acesso dos usuários aos acervos;

●       Não será permitido o atendimento ou acesso ao prédio de usuários sem máscara;

●       Caso haja filas, estas deverão ser organizadas pela equipe da biblioteca, com marcações garantindo o distanciamento entre os usuários;

●       Permanecem interditados o acesso a acervos e aos espaços de estudos coletivos e individuais para a comunidade;

●       Permanência da oferta dos serviços online: orientação aos usuários, ebooks, BDTD, TCCs, Portal de Periódicos, COMUT, fichas catalográficas.

 

4a ETAPA: Funcionamento regular

Período: após o aval do Comitê de Prevenção ao Coronavírus da UFRPE e com autorização da Administração Superior

●                   Previamente ao início desta etapa, o SIB-UFRPE elaborará protocolo sanitário contemplando: higienização periódica de espaços, equipamentos eletrônicos e mobiliário dos setores; regras para utilização de bebedouros e sanitários, com disponibilização de pontos para higienização das mãos (álcool em gel ou pias com água e sabão); reordenamento dos espaços de atendimento, circulação e setores internos para garantia do distanciamento social, evitando aglomerações;

●                   O acervo continuará fechado e os empréstimos serão atendidos por solicitação direta no balcão de atendimento, de acordo com a etapa anterior;

●                   Apenas os espaços de estudo individual (cabines) serão reabertos, porém, com redução de 50% da capacidade, garantindo distância entre os usuários;

●                   As salas de estudo em grupo e salões de leitura continuarão interditados;

●                   Estarão suspensos os empréstimos de equipamentos de uso individual, como fones de ouvido;