Reitora da UFRPE é agraciada com Ordem Nacional do Mérito Educativo

Reitora Maria José de Sena
    Maria José de Sena, reitora da UFRPE

A reitora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), professora Maria José de Sena, será agraciada com a Ordem Nacional do Mérito Educativo, em solenidade a ser realizada na próxima quarta-feira (07/03), em Brasília, Distrito Federal. A comenda é regulamentada pelo Decreto Nº 4.797, de 31 de julho de 2003, e destina-se a agraciar personalidades nacionais e estrangeiras que tenham se distinguido por excepcionais serviços prestados à Educação.

Ao todo, 120 personalidades da educação brasileira serão agraciadas na solenidade desta quarta-feira (07/03).

A Ordem Nacional do Mérito Educativo é uma das maiores honrarias do Estado brasileiro na área da educação. Foi criada em 1955, por meio do Decreto Nº 38.162. Em 2003, a publicação do Decreto Nº 4.797 revogou esse e decretos anteriores, passando a regular a Ordem do Mérito Educativo.

A Ordem tem como Grão-Mestre o presidente da República e, como Chanceler, o Ministro da Educação. A honraria é concedida pelo Conselho da Ordem, do qual fazem parte o ministro da Educação, que o preside, o chefe de gabinete do Ministro, o titular da Secretaria-Executiva e os presidentes dos órgãos ligados ao MEC – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Conselho Nacional de Educação.