Reitora da UFRPE recebe Ordem Nacional do Mérito Educativo

Reitora da UFRPE: Maria José de Sena

Maria José de Sena, reitora da UFRPE, recebeu na tarde desta quarta-feira (07/03), a Ordem Nacional do Mérito Educativo, em solenidade realizada em Brasília, no Distrito Federal. A comenda é regulamentada pelo Decreto Nº 4.797, de 31 de julho de 2003, e destina-se a agraciar personalidades nacionais e estrangeiras que tenham se distinguido por excepcionais serviços prestados à Educação.

“Essa é uma homenagem para toda a comunidade acadêmica da UFRPE, e não só minha. São muitas as pessoas que têm se empenhado para que nossa UFRPE seja referência na Educação, para que seja um espaço de oportunidades, de inclusão e de construção do conhecimento em diversas áreas”, ressaltou Maria José de Sena.

Viviane Senna e Maria José de Sena posam juntas
     Viviane Senna e a reitora da UFRPE recebem comenda

Foram homenageadas 120 pessoas de todo o país. Além da reitora, receberam a Ordem do Mérito Educativo, no grau Comendador, nomes como Viviane Senna Lalli, presidenta do Instituto Ayrton Sena, Nelson Simões da Silva, presidente da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), e Marcelo Viana, presidente do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

O procurador-chefe da UFRPE, Gustavo Ramos Carneiro Leão, acompanhou a reitora durante a solenidade.

A Ordem Nacional do Mérito Educativo é uma das maiores honrarias do Estado brasileiro na área da educação. Foi criada em 1955, por meio do Decreto Nº 38.162. Em 2003, a publicação do Decreto Nº 4.797 revogou esse e decretos anteriores, passando a regular a Ordem do Mérito Educativo.

A Ordem tem como Grão-Mestre o presidente da República e, como Chanceler, o Ministro da Educação. A honraria é concedida pelo Conselho da Ordem, do qual fazem parte o ministro da Educação, que o preside, o chefe de gabinete do Ministro, o titular da Secretaria-Executiva e os presidentes dos órgãos ligados ao MEC – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Conselho Nacional de Educação.

Seguem abaixo fotos da solenidade.

Reitora da UFRPE e Nelson Simões, presidente da RNP
Reitora da UFRPE e Nelson Simões, presidente da RNP, recebem Ordem do Mérito Educativo

Gustavo Carneiro Leão, procurador-chefe da UFRPE, acompanhou a reitora durante a solenidade

Reitora da UFRPE com placa em homenagem