Reitora e docentes da UFRPE recebem títulos de cidadania em Serra Talhada pelos 10 anos da UAST

As comemorações dos 10 anos de início de atividades da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST) tiveram mais um capítulo na noite última quarta-feira (24/08). Como forma de reconhecer a importância da UAST para o município e homenagear servidores da UFRPE, a Câmara de Vereadores de Serra Talhada conferiu o título de Cidadão Serra Talhadense a profissionais responsáveis pela fundação da Unidade e pela contribuição para o desenvolvimento do município e da região do Sertão do Pajeú. A solenidade marcou o encerramento das atividades oficiais da primeira década de funcionamento do campus sertanejo da UFRPE.

Ao todo, dez servidores ligados à UAST/UFRPE foram agraciados com a honraria, entre elas a reitora Maria José de Sena. “A UFRPE já estava em Serra Talhada com a presença do Centro de Treinamento e Pesquisa. Mas a chegada da UAST, por meio do Programa de Expansões e Interiorizações das Universidades, foi um processo que possibilitou a formação de profissionais qualificados e, principalmente, permitiu a fixação dos jovens no Sertão do Pajeú para que possam ajudar no desenvolvimento da região”, ressaltou.

A reitora também destacou a importância das relações da UAST com o poder público municipal. Maria José de Sena chamou a atenção dos vereadores de Serra Talhada e dos presentes à solenidade para a necessidade do fortalecimento do sistema de transporte municipal, entre outras ações, como estratégia de desenvolvimento do município.

“É preciso que o Poder Legislativo e a Prefeitura adotem as universidades interiorizadas, que assumam também essa responsabilidade, pois ela não é só nossa. A mobilidade é uma questão importante a ser enfrentada em Serra Talhada, para que os estudantes possam se locomover até a Unidade e mesmo dentro do município”, enfatizou. Atualmente o transporte dos estudantes da UAST é feito por ônibus adquiridos pela UFRPE, que possibilitam a mobilidade entre o campus e outras regiões de Serra Talhada.

Além da professora Maria José de Sena, foram agraciados com o título de cidadão Serra Talhadense o ex-reitor Valmar Corrêa de Andrade; a diretora geral e acadêmica da UAST, Katya Souza; e os docentes Maria do Socorro de Lima Oliveira, Cintia Beatriz de Oliveira, Edvaldo da Nóbrega Gaião, Carlos Romero Ferreira de Oliveira, Martinho Cardoso de Carvalho Júnior, Luciano Galvão e Mário Henrique Bento.

[[{"fid":"1995","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":"","field_file_image_title_text[und][0][value]":""},"type":"media","link_text":null,"attributes":{"height":798,"width":1200,"class":"panopoly-image-original media-element file-default"}}]]

[[{"fid":"1996","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":"","field_file_image_title_text[und][0][value]":""},"type":"media","link_text":null,"attributes":{"height":798,"width":1200,"class":"panopoly-image-original media-element file-default"}}]]

[[{"fid":"1997","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":"","field_file_image_title_text[und][0][value]":""},"type":"media","link_text":null,"attributes":{"height":798,"width":1200,"class":"panopoly-image-original media-element file-default"}}]]

[[{"fid":"1998","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":"","field_file_image_title_text[und][0][value]":""},"type":"media","link_text":null,"attributes":{"height":798,"width":1200,"class":"panopoly-image-original media-element file-default"}}]]