Semana de Ecologia debate óleo no litoral do Nordeste

Começaram, hoje (10/12), as atividades da Semana de Ecologia da UFRPE. As ações vão até o dia 12 de dezembro e contam com mesas redondas, palestras e minicursos. A semana é protagonizada pelos estudantes da UFRPE, por meio do PET Ecologia. O tema dessa edição é "Políticas Ambientais em prol da Ecologia e Conservação" e foi escolhido levando em consideração o cenário atual do país com relação às políticas voltadas para o meio ambiente. No primeiro dia de evento aconteceu a palestra “Óleo no litoral no Nordeste”, de Soraya El-deir (Departamento de Oceanografia).

Soraya deu destaque para as políticas nacionais e internacionais que tratam diretamente  sobre vazamento de óleo no mar. Segundo a pesquisadora, com vasta atuação na temática, existe normativa desde 1969 para atuação frente a desastres ambientais com petróleo. A docente e líder do Grupo de Pesquisa Gestão Ambiental em Pernambuco (GAMPE) ainda citou leis e decretos brasileiros, como a Lei 9966/2000, que indicam a prevenção, controle e fiscalização da poluição por óleo e outras substâncias nocivas ou perigosas em água nacional. “É fundamental compreender a política - não a partidária -, mas a política pública, para saber como agir diante da situação como enfrentada por nós, aqui no Nordeste, com o vazamento de petróleo no litoral”, destaca a pesquisadora.

João Matheus Ferreira (20 anos), integrante do Pet Ecologia, está na organização da oitava Semana de Ecologia. O petiano disse estar contente com o evento. Para o estudante de Engenharia Florestal, a semana oportuniza um conhecimento prático em organizar eventos. “Nós aprendemos a lidar com certos tipos de situação que podemos acabar encontrando fora da Universidade", finaliza.

A Semana de Ecologia continua nos próximos dois dias com os minicursos: ecologia de peixes recifais; sensoriamento remoto aplicado em estudos de impactos ambientais; ecologia prática no R; e, por fim, e a oficina de divulgação científica. As atividades estão acontecendo no Centro de Ensino de Graduação (CEGOE/UFRPE), na Sala de Seminário.