Seminário de Tropicologia discute o seminárido brasileiro, na Fundaj

A Fundação Joaquim Nabuco realiza no dia 19 de junho, às 10h, na sala Gilberto Freyre, em Casa Forte, a 410ª sessão do Seminário de Tropicologia, com o tema “A Complexidade das Condições Climáticas do Trópico Semiárido Brasileiro”, com a palestra do Professor Lucivânio Jatobá. O objetivo central do encontro é examinar a complexidade da circulação atmosférica que atua sobre o Nordeste Brasileiro e seus efeitos climáticos. Será realizada uma análise dialética da climatologia nordestina.

De acordo com o professor, o tema abordado busca relacionar dois aspectos importantes. O primeiro é o Trópico Semiárido Brasileiro, uma ampla área do território nordestino e do Norte do Sudeste e, por fim, a análise das condições climáticas do Semiárido Brasileiro que, aliás, tradicionalmente foram, sobre óticas diferentes, examinadas em outras edições do Seminários de Tropicologia. “Quero mostrar também a notável contribuição científica fornecida por dois importantes seminarista: Doutor Gilberto Osório (falecido) e Doutora Rachel Caldas Lins”, afirmou.

Lucivânio é doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), desde 2017. Atualmente, é colaborador do Programa de Pós-graduação das Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão (Faintvisa). Atua também como professor adjunto da Universidade Federal de Pernambuco, na qual leciona desde o ano de 1977, no Departamento de Ciências Geográficas. O evento é gratuito e aberto ao público.