JavaScript não suportado

 

Sisu prorrogado até 14/04: confira Edital e documentos da UFRPE

   

[ATUALIZAÇÃO] Foram prorrogadas até 14/04 as inscrições no no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), por meio do qual é possível concorrer às vagas da UFRPE a partir da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste ano, há curso novo: Tecnologia em Aquicultura, o primeiro curso superior tecnológico do Campus Recife, com duração de três anos.

Os interessados em um dos 64 cursos de graduação presenciais da UFRPE podem se inscrever pelo site: https://sisu.mec.gov.br/. São ofertadas 3.840 vagas, sendo 1.920 vagas para cotas, conforme a Lei nº 12.711/2012. O início das aulas está previsto para fevereiro de 2022. Confira abaixo o Edital e demais documentos relacionados ao ingresso nos cursos por meio do Sisu.

 Os cursos da Instituição são diversificados, nas ciências humanas, tecnológicas, sociais, exatas, agrárias e de saúde. Conheça as opções, com vídeos e materiais interativos, no site: http://feiradeprofissoes.ufrpe.br/.

NOVIDADE

O novo curso, Tecnologia em Aquicultura, vem a partir de uma demanda forte por essse perfil profissional no Estado e no país. O(a) tecnólogo(a) em Aquicultura poderá atuar na produção de animais aquáticos – camarões, peixes, ostras, entre outros – e nas empresas de beneficiamento do pescado, por exemplo. Serão ofertadas 60 vagas anuais, sendo 30 por semestre.

A profissão  tem forte  impacto no mundo do trabalho, tendo em vista a crescente demanda por pescados e alimentos saudáveis na sociedade. De acordo com os professores envolvidos na criação do curso, a Aquicultura que vem sendo desenvolvida, no Brasil, destaca-se pelo contínuo crescimento da produção, com notoriedade para a região Nordeste, que possui a maior produção de camarão marinho do Brasil com 45 mil toneladas em 2018, o que representa 99,4% do total (IIBGE, 2019).

A produção de peixes, na região, em 2019, foi superior a 138 mil toneladas, consolidando como a terceira maior produtora, atrás apenas das regiões Sul e Norte (PEIXEBR, 2020). Este panorama de desenvolvimento faz desta região um local considerável para implantação de um curso de Tecnologia em Aquicultura, que poderá levar ao mercado, de forma rápida, profissionais habilitados para suprir essa necessidade, acompanhando a evolução nos âmbitos produtivos.

O(a)s novo(a)s profissionais serão habilitado(a)s para produção de organismos aquáticos. O(a) tecnólogo(a) em Aquicultura trará  características diferenciadas, sendo capazes de produzir com sustentabilidade nos diversos ramos da aquicultura, tendo em vista que suas vivências acadêmicas terão principalmente um caráter prático e aplicado.

A UFRPE

A UFRPE possui 108 anos de tradição em ensino, extensão e pesquisa no Estado e no país. Sua história secular é marcada, ao mesmo tempo, pela capacidade de inovação ao buscar contribuir com a superação dos problemas socioambientais e o desenvolvimento sustentável em projetos e pesquisas que envolvem as ciências tecnológicas, agrárias, humanas, sociais e exatas. Cada vez mais voltada à inovação e às demandas contemporâneas da sociedade, a UFRPE tem orgulho de manter a raiz na terra, com os galhos apontados para o futuro.

Inaugurada com os cursos de Medicina Veterinária e Agronomia, o novo perfil da Instituição abrange cursos de graduação nas mais diversas áreas, como Administração, Economia, Educação Física, Gastronomia, Sistemas de Informação, Ciência da Computação e diversas Engenharias, no campus do Recife e nas Unidades Acadêmicas de Belo Jardim (UABJ), de Serra Talhada (UAST) e do Cabo de Santo Agostinho (UACSA), além de Educação a Distância e Tecnologia (UAEADTec).