Solenidade marca celebração dos 10 anos da Unidade Acadêmica de Garanhuns nesta terça (29/09)

A Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG/UFRPE) é palco, nesta terça-feira (29/09) para a solenidade oficial de comemoração pelos 10 anos da Unidade, primeiro campus do programa de Expansão e Interiorização das Instituições Federais de Ensino Superior do País. O evento reúne gestores, estudantes, professores, técnicos-administrativos e convidados a partir das 15h na Quadra Poliesportiva.

Na ocasião, a reitora da UFRPE, Maria José de Sena, preside o ato comemorativo, que será marcado por lembranças e algumas surpresas, como a exibição de um documentário especial produzido pela equipe da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS).

Desde os primeiros dias de aula, em setembro de 2005, até hoje, a UAG buscou desenvolver sua missão de gerar oportunidades para a população residente em Garanhuns e em diversos municípios do Agreste Meridional de Pernambuco. Ao longo deste mês, diversas atividades foram preparadas para celebrar a primeira década de funcionamento da UAG/UFRPE.

A Direção Geral e Acadêmica da UAG/UFRPE convidou professores, técnicos-administrativos, terceirizados, ex-servidores, alunos, ex-alunos, e a comunidade garanhuense de um modo geral para participarem do primeiro momento festivo em comemoração aos 10 anos da existência da Unidade Acadêmica, que foi realizado nos dias 03 e 04 de setembro. No dia 03/09 (quinta-feira), houve grande festa animada por banda e muita troca de experiências. Já no dia 04/09, foi realizado o Arraiá do Gláucio Costa (Rádio Marano), transmitido ao vivo.

HISTÓRIA - Após o desafio inicial de se implantar a primeira expansão universitária para o interior, durante o Governo Lula, com investimentos da ordem de R$ 15 milhões em obras,  a UAG passou a contar com sete cursos de graduação e hoje também possui três de pós-graduação stricto sensu, além de relevantes iniciativas de ensino, pesquisa e extensão. A infraestrutura inclui laboratórios de pesquisa, laboratórios de graduação, um dos mais bem equipados hospitais veterinários do Brasil, bem como prédios de salas de aula, de docentes, prédio administrativo, cantina, entre outros espaços.

A UAG iniciou suas atividades no segundo semestre de 2005, ofertando os Cursos de Graduação em Agronomia, Licenciatura em Pedagogia, Medicina Veterinária e Zootecnia. A partir de 2009 foram implantados mais três cursos: Ciência da Computação, Engenharia de Alimentos e Letras.Na Unidade, também funcionam os Programas de Pós-Graduação em Ciência Animal e Pastagens; em Sanidade e Reprodução de Ruminantes; e em Produção Agrícola.

A reitora da UFRPE, Maria José de Sena, ressalta a transformação significativa pela qual o Interior brasileiro passou e vem passando não só com a UAG, mas com as demais expansões. Com o deslocamento de representantes de uma parcela científica e intelectual da população para municípios mais afastados da capital, afirma, os jovens têm mais expectativas e não precisam mais abandonar suas cidades em busca do sonho do diploma. “A universidade pública e de qualidade em Garanhuns, e outros municípios, transformou a realidade, tanto para os jovens em busca de formação profissional quanto para os familiares e a estrutura em torno desses locais, em municípios que sempre foram menos favorecidos economicamente. Pernambuco foi o primeiro Estado brasileiro a ser contemplado pelo projeto de interiorização do ensino superior e comemoramos agora os frutos dessa importante iniciativa, que está em consolidação e promete ainda mais conquistas no futuro”, afirma.

Confira as fotos dos primeiros eventos de comemoração dos 10 anos da UAG/UFRPE: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.947438945312326.1073741943.274...