Solenidade marca realização da Colação de Grau da UAST/UFRPE

Reitora fala ao microfone para o público presente à coleção de grau na quadra de esportes da uast

Noite de festa no Sertão do Pajeú, nesta última quinta-feira (14/06), com a realização da Colação de Grau Unificada 2017.2 da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST), campus sertanejo da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Estudantes dos diversos cursos da Unidade receberam o tão esperado diploma, em solenidade realizada na quadra esportiva da própria UAST. A cerimônia contou com presença da comunidade universitária, gestores da Instituição, autoridades locais, convidados e familiares dos mais novos profissionais de nível superior do estado de Pernambuco.

Reitora concede a o grau aos estudantes, estendendo as mão sobre os representantes de cada cursoAo todo, formandos dos 9 cursos de graduação receberam o grau do ensino superior: os bacharelados em Administração, Agronomia, Biologia, Economia, Engenharia de Pesca, Sistemas da Informação, Zootecnia; além das licenciaturas em Letras e Química.

A reitora da UFRPE, Maria José de Sena, que presidiu a solenidade, destacou a importância da expansão das universidades federais para o interior, processo iniciado em 2003 e do qual a UAST é umas das unidades mais bem-sucedidas. “Com a presença das universidades para as cidades do interior, muitos jovens puderam ter a oportunidade de dar seguimento aos seus estudos, realizar seus sonhos e colocar seu talento à serviço da sociedade”, enfatizou.

A reitora destacou o grande número entre os concluintes 2017.2 da UAST que já estão ocupando vagas nas suas respectivas áreas, em empresas e em cursos de pós-graduação dentro e fora do país.

estudante mulher com diploma em mãos abraça uma parente, provavelmente sua mãePara a Diretora Geral e Acadêmica, professora Katya Oliveira, a solenidade de conclusão dos cursos é um dos ápices da vida acadêmica a cada ano. “A Colação de Grau é um momento muito importante para nós aqui na UAST. Estamos no semiárido, atendendo alunos não só de Serra Talhada, mas de diversos municípios da região. Muitos desses estudantes são os primeiros de suas famílias a receber um diploma universitário, o que representa muitas vezes uma grande transformação na estrutura familiar. Sinto que estamos cumprindo a nossa missão, que é trazer desenvolvimento para o sertão pernambucano, por meio da educação”, afirmou.

Estiveram presentes à solenidade o vice-reitor da UFRPE, Marcelo Brito Carneiro Leão, a pró-reitora de Ensino de Graduação, Maria do Socorro de Lima Oliveira, o pró-reitor de Gestão Estudantil e Inclusão, Severino Mendes Júnior, o vice-prefeito de Serra Talhada, Márcio Oliveira, o vereador e servidor da UAST, Francisco Pinheiro, além de professores, técnicos-administrativos, estudantes, servidores das empresas prestadoras de serviço e demais convidados.

Clique aqui e confira a galeria de fotos da solenidade.