UFRPE é a universidade com mais cursos 5 estrelas do N/NE em ranking educacional

imagem do campus com a frase 5 estrelas

A UFRPE comemora mais um resultado excelente de avaliação de seus cursos de graduação e é a universidade com mais 5 estrelas do Norte/Nordeste em ranking. Desta vez, o Guia da Faculdade 2020 - do Estadão e da startup Quero Educação - trouxe 6 cursos da Instituição com 5 estrelas, o que representa 50% dos 12 cursos com a mesma classificação de Pernambuco.

Administração, Ciências Biológicas, Gastronomia, Educação Física, Engenharia Civil e Química receberam o conceito Excelente - 5 estrelas. Outros 19 cursos obtiveram 4 estrelas, conceito Muito Bom, e outros 4 foram considerados Bons, com 3 estrelas.

O curso de Bacharelado em Gastronomia da UFRPE aparece como o primeiro do ranking e o único com 5 estrelas de 235 cursos da mesma natureza no Brasil. Já a graduação de Engenharia Civil, da Unidade Acadêmica de Santo Agostinho (UACSA/UFRPE) aparece em terceiro no ranking de 884 cursos avaliados. Ficou em oitavo mais bem colocado do país o curso de Educação Física, dos 1168 cursos avaliados. Ciências Biológicas também é a oitava graduação de 664 resultados. E Administração se destaca como o décimo dos 1962 cursos do Brasil no ranking.

São avaliados o projeto pedagógico, o corpo docente e a infraestrutura dos cursos. Alguns cursos não atenderam aos critérios de avaliação ou não obtiveram notas conforme a metodologia de avaliação por pares, utilizada pelo Guia. A avaliação analisa a qualidade de cerca de 14 mil cursos superiores em todo o Brasil, a partir das opiniões de milhares de professores que atuam no ensino superior. Mais de nove mil coordenadores e professores do ensino superior brasileiro cadastraram-se para atuar como avaliadores de forma voluntária, sem remuneração. Cada curso é avaliado por seis professores.

De acordo com a publicação, as instituições públicas, responsáveis por atender um em cada quatro estudantes universitários no País, continuam sendo a principal referência do nosso ensino superior em termos de qualidade. Entre os cursos que atingiram o conceito máximo de 5 estrelas no Guia da Faculdade 2020, 87% pertencem às escolas públicas.