Pular para o conteúdo principal

UFRPE abre inscrições para o Programa de Atenção Integral à Saúde do Idoso

sexta-feira, 31 Março 2017 - 13h12

A Universidade Federal de Pernambuco (UFRPE) lança o Programa de Atenção Integral à Saúde do Idoso (PAISI), a fim de proporcionar a servidores da Instituição, ativos e inativos, bem como aos idosos do entorno do campus Dois Irmãos da UFRPE, atividades que reflitam positivamente no processo de envelhecimento, gerando melhoria da saúde e da qualidade de vida. As inscrições podem ser feitas entre os dias 4 e 20 de abril na secretaria do Departamento de Educação Física (Defis/UFRPE).

O início das atividades está previsto para o próximo dia 8 de maio, quando haverá a cerimônia de lançamento do Programa. Na primeira etapa, o participantes terão acesso a exames médicos, acompanhamento nutricional e psicológico, atividades físicas, palestras, oficinas e outras ações voltadas para a educação e saúde do idoso.

De acordo com a coordenadora do PAISI, professora Nayana Pinheiro Tavares, a iniciativa visa principalmente a fortalecer o compromisso social da UFRPE com a comunidade, agregando à Instituição e aos participantes valores humanos e sociais. A docente tem formação inicial em Educação Física e é especialista em Gerontologia, titulada pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. "O grande aumento da população de idosos e o crescimento da expectativa de vida nos levam à necessidade de lançar outro olhar para o processo de envelhecimento, que pode acontecer com saúde e consciência", ressalta a coordenadora.

O Programa conta ainda com o apoio da Reitoria/Vice-Reitoria, Departamento de Educação Física (DEFIS), Coordenadoria de Comunicação Social (CCS), Pró-Reitoria de Atividades de Extensão (PRAE) e da parceria direta com o Departamento de Qualidade de Vida (DQV). Para o vice-reitor da UFRPE, professor Marcelo Carneiro Leão, o PAISI é o primeiro passo de muitos que a Instituição pretender dar para a atenção aos idosos. "Queremos manter o foco na atenção ao idoso e também à comunidade, proporcionando maior envolvimento com as pessoas e consequentemente a responsabilidade social", sublinha. 

As atividades do PAISI serão realizadas todas as segundas e quartas-feiras, das 6h30 às 7h30, na estrutura do campus Dois Irmãos.

Confira abaixo o Edital do Programa, que contém a Ficha de Inscrição.