UFRPE adere à Rede Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas

foto aérea do campus sede da ufrpe

Por Tarisson Nawa
tarisson-ccs@ufrpe.br

Desenvolvimento Sustentável nunca foi tão importante para garantia de recursos necessários à qualidade de vida e bem-estar social das gerações atuais e futuras. Foi pensando nisso que a ONU (Organização das Nações Unidas) definiu, em 2015, 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). As propostas progressistas agora requerem adesão das sociedade civil dos Estados-membros da ONU, da qual o Brasil faz parte.

A Universidade Federal Rural de Pernambuco, compromissada com os valores de sustentabilidade, dá um importante passo em defesa desta bandeira, ao se inserir na rede de instituições que incorporam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável aos seus trabalhos - a Rede ODS. Agora, docentes, técnicos e discentes da UFRPE podem demonstrar interesse na participação dos grupos de trabalho da Rede, que é gerenciada na UFRPE pela Coordenadoria de Sustentabilidade (CS), vinculada à Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan).

A coordenadoria irá gerenciar os grupos de trabalhos disponíveis na Rede ODS. Nesse momento, o setor está recebendo indicações da comunidade acadêmica para inserção dos grupos da UFRPE (ver anexo). A Coordenadoria articula e coordena a execução dos projetos dos setores, fortalecendo processos de gestão sustentável dentro da instituição. Também faz faz dos seus trabalhos a recepção de ideias novas e seu planejamento.

Já incorporados em diversas universidades que firmaram o protocolo ー como UNB e UFRN, no Nordeste ー, os ODS agora são inseridos dentro de uma instituição pública de Pernambuco. Mesmo já tendo uma forte atuação em defesa da sustentabilidade em suas várias instâncias, a UFRPE será a primeira universidade a aderir os ODS na região.

O que são os ODS?

Estudantes durante caminhada ecológica no ambiente da caatinga, no sertão de pernambuco
   Presente em todas as regiões do Estado, a UFRPE assume com-
   promisso institucional com os Objetivos de Desenvolvimento
   Sustentável, aderindo à Rede ODS Universidades Brasil

A ONU adotou agenda internacional de sustentabilidade. O marco inicial desse compromisso foi os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que expiraram em 2015. As principais nações signatárias do protocolo dos ODM fizeram balanço das atividades e a ONU relançou nova agenda de sustentabilidade, de 2015 a 2030: os ODS (objetivos do desenvolvimento sustentável). Os novos objetivos são iniciativas para o alcance da sustentabilidade num sentido mais amplo, definidos por 17 propostas. Qualidade de vida, equidade de gênero, até questões ambientais, do ponto de vista de ecossistemas, são alguns dos objetivos vislumbrados.

Quando os ODS foram internalizados em cada nação, foi criado Rede ODS, que é composta por uma série de atores. Cada objetivo da rede requer várias ações para o alcance deles, por meio da união da sociedade civil, poder público e, consequentemente, as instituições de ensino. Os atores da sociedade brasileira têm um papel importante no alcance desses objetivos. No caso da UFRPE, por ser um ator federal da administração pública que atua localmente no diálogo com a sociedade civil, ela tem tudo a ver com a incorporação e defesa dos ODS.

Atores sensíveis e a atuação na sustentabilidade na UFRPE

foto de walber santana, e braços cruzados e sorrindo
Coordenador de Sustentabilidade da
UFRPE, Walber Santana convida a
Comunidade universitária a participar
do compromisso com a sustentabilida-
de, por meio dos grupos de trabalho.

À frente da Coordenadoria de Sustentabilidade está o servidor Walber Santana. Ele acredita que os docentes, técnicos e discentes podem impulsionar a política de sustentabilidade ao haver o envolvimento da universidade na proposta.  “Os ODS na UFRPE poderia provocar aquilo que nós, enquanto instituição, ainda não fazemos. Tem muita coisa que precisamos avançar. Sobre o envolvimento da comunidade acadêmica como um todo, existem grupos de trabalho vinculados à rede ODS Brasil que atuam para fortalecer esses objetivos”, defende o professor.

Várias atividades desenvolvidas na UFRPE fortalecem as propostas dos ODS.  O Plano de Logística Sustentável da universidade é um dos exemplos que fortalece os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O gestor acredita na universidade enquanto uma mão e os ODS, a luva. “é o encaixe perfeito”, enfatiza.

O papel da UFRPE é indicar essas pessoas para os grupo da Rede. A Coordenadoria de Sustentabilidade terá esse papel: será o ponto focal. O aluno e o professor que está desenvolvendo atividades relacionadas a algum grupo de trabalho pode indicar participação na rede.

Perspectivas futuras

Após a primeira divulgação da Rede ODS e formação dos grupos de trabalho da UFRPE, a CS pretende se inserir em evento oficial da universidade, de caráter educativo e de ensino, com oficinas, para lançar a Rede ODS. “Nós esperamos uma boa adesão dos docentes, técnicos e alunos que se sintam interessados nos grupos de trabalhos disponíveis”, conta Walber esperançoso com o progressivo das idéias sustentáveis na UFRPE.

No anexo abaixo, é possível conhecer os grupos temáticos de trabalho, nos quais a comunidade universitária pode se engajar para contribuir.

Informações: 3320 6613