UFRPE apresenta Minuta do Novo Plano de Funcionamento para consulta pública

Imagem da fachada da UFRPE com a inscrição Minuta do Novo Plano de Funcionamento na Pandemia 2021

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) disponibiliza, para consulta pública, a Minuta do Novo Plano de Funcionamento na Pandemia, no ano de 2021. O documento proposto é fruto de trabalho iniciado ainda no segundo semestre de 2020, a partir da produção de Grupos de Trabalho formados por docentes, discentes e técnico(a)s-administrativo(a)s de todos os setores e unidades da Instituição, além de representantes da Universidade Federal do Agreste Pernambuco (Ufape). Qualquer pessoa que faça parte da comunidade universitária da UFRPE e da Ufape pode analisar a minuta e, caso deseje, enviar sugestões e manifestações até o dia 1º de março de 2021, para o e-mail: sistematizacao.emergencial@ufrpe.br.

O documento propositivo contém informações a respeito do funcionamento da UFRPE a partir dos seguintes eixos norteadores: Ensino de Graduação; Ensino de Pós-Graduação; Pesquisa; Internacionalização; Extensão e Cultura; Assistência Estudantil; Gestão de Pessoas; Logística e Infraestrutura; e Valorização da vida, direitos humanos, diversidades e enfrentamento às desigualdades.

No caso do primeiro eixo, Ensino de Graduação, a fim de possibilitar o maior nível de participação possível pela comunidade UFRPE, a Administração Superior e a Comissão de Sistematização do Novo Plano de Funcionamento da UFRPE optaram por trazer também formulário para a escolha de uma entre três propostas de Calendário Acadêmico Letivo 2020. O documento com as três propostas - 1, 2 e 3 - encontra-se anexo abaixo, e, após análise das três opções, discentes, docentes e técnico(a)s podem manifestar sua escolha neste formulário: https://forms.gle/JKeM1M53ugvk1ebz6

Também se encontra anexa, além do documento da Minuta, uma Proposta de Resolução acerca da regulamentação, em caráter emergencial e provisório para o momento de pandemia, para a retomada das aulas dos cursos presenciais de graduação, ano letivo de 2020 (períodos 2020.1 e 2020.2).

Após o prazo para a Consulta Pública, será realizada nova sistematização do documento, com a incorporação das sugestões viáveis apresentadas, e o documento final será apresentado aos Conselhos Superiores da UFRPE, no próximo dia 12 de março, quando poderá ser aprovado.

HISTÓRICO

A UFRPE, consciente de seu relevante papel na sociedade, vem pautando suas ações, neste momento de pandemia da Covid-19, respeitando a saúde e o bem-estar físico e emocional da comunidade universitária. Inicialmente, em março de 2020, aulas e atividades não essenciais foram suspensas, e medidas necessárias foram tomadas, em consonância com a orientação das autoridades sanitárias internacionais, nacionais, estaduais e municipais, para garantir a segurança das pessoas de nossa Universidade – estudantes, técnico(a)s, docentes e terceirizado(a)s – bem como o funcionamento das atividades essenciais e emergenciais.

A primeira versão do Plano de Funcionamento também foi produzida de maneira participativa, com consulta pública, e foi aprovada, por unanimidade, pelos Conselhos Superiores e publicada em julho de 2020. No documento, destacavam-se orientações para a implementação do Período Letivo Excepcional (PLE), iniciado em agosto de 2020, além de instruções para a realização dos serviços de maneira remota, e excepcionalmente, de modo híbrido pelos servidores e servidoras, respeitando as normas das autoridades sanitárias e administrativas.

Mesmo num período tão difícil – de perdas de inúmeras pessoas estimadas da nossa comunidade, do nosso convívio e de referências, no País e no mundo – a UFRPE conseguiu não apenas manter seu funcionamento e superar obstáculos, como também alcançar objetivos, inovar, promover inclusão e acumular realizações. Entre elas, ações emergenciais para formação e apoio para ensino, pesquisa e extensão; iniciativas de enfrentamento, monitoramento e desenvolvimento científico referentes à Covid-19; obras, reparos e melhorias de infraestrutura; criação e reformulação de órgãos, institutos; e renovação dos espaços, estruturas e mecanismos de gestão.

Destaca-se também que a situação da pandemia continua sendo monitorada, sistematicamente, pelo Comitê de Prevenção ao Coronavírus, para garantir que as medidas adotadas pela Instituição sejamadequadas e ágeis, visando à saúde e ao bem estar da comunidade, bem como ao funcionamento das atividades institucionais.

ACESSE OS DOCUMENTOS ANEXOS ABAIXO

CONFIRA O PROCESSO DO PLANO DE FUNCIONAMENTO VIGENTE EM 2020 AQUI