UFRPE aprova projetos na área de Educação Física em edital do Ministério do Esporte

[[{"fid":"3220","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":"","field_file_image_title_text[und][0][value]":""},"type":"media","link_text":null,"attributes":{"height":600,"width":1000,"class":"panopoly-image-original media-element file-default"}}]]

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) teve dois projetos relacionados à Educação Física aprovados em edital do Ministério do Esporte. As iniciativas foram encaminhadas pelas equipes da Pró-Reitoria de Gestão Estudantil e Inclusão (Progesti) e do Departamento de Educação Física (Defis), sendo vinculadas a dois editais referentes ao Programa Segundo Tempo, do referido ministério, cujo resultado foi divulgado no último dia 10/08.

Uma das ações da UFRPE foi contemplada pelo Projeto Segundo Tempo Universitário. “Acredita-se que a prática esportiva e de esporte educacional geram responsabilidades, fortalece a personalidade, desenvolve o sentido de coletividade oferecendo chances reais de integração social e melhora a qualidade de vida através de hábitos saudáveis”, ressaltou a professora Maria José Fraga, autora e coordenadora do projeto aprovado. A iniciativa ficou na primeira colocação entre os diversos apresentados, de instituições de todo o país, o que destaca a qualidade da proposta apresentada pela UFRPE.

Segundo Maria José Fraga, a ação objetiva “oportunizar práticas corporais da dança, do esporte, da ginástica, dos jogos, das lutas, através do esporte educacional, a fim de estimular o desenvolvimento integral do cidadão e buscar melhoria na motricidade”, enfatizou. Serão constituídos dois núcleos com um total de 300 participantes em cada um, a fim de fortalecer as práticas públicas de permanência já desenvolvidas no âmbito universitário, além de favorecer o convívio entre membros da comunidade acadêmica.

A outra ação selecionada faz parte do Programa Segundo Tempo Paradesporto. O projeto, coordenado pelo professor Rafael Miranda Tassitano, do Defis, ficou com a 2ª colocação nacional e a primeira em Pernambuco, de um total de 43 projetos aprovados no edital. De acordo com o docente, a iniciativa tem o objetivo de democratizar o acesso à prática esportiva às crianças, adolescente e jovens com deficiência, por meio da implementação do Núcleo de Esporte Educacional.

Serão oferecidas “ações educativas diversificadas, que oportunizarão um retorno social da produção de uma práxis com finalidade educativa e saúde”, ressaltou o professor Rafael Tassitano. O projeto foi contemplado com o valor de R$ 150.062,00, para a aquisição de materiais e manutenção dos professores e monitores. A ação terá duração de 24 meses e atenderá 60 pessoas, dando prioridade às pessoas com deficiência e em vulnerabilidade social.

Em breve a UFRPE divulgará os detalhes sobre a participação nos referidos projetos.

PROGRAMA SEGUNDO TEMPO

[caption align="right"][[{"fid":"3219","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":"","field_file_image_title_text[und][0][value]":""},"type":"media","link_text":null,"attributes":{"height":338,"width":450,"class":"panopoly-image-original media-element file-default"}}]][/caption]

O Programa Segundo Tempo foi iniciado em 2003, logo depois da criação do Ministério do Esporte. Tem como objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do Esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social. Esta política foi estabelecida para preencher uma lacuna prevista no artigo 217 da Constituição Federal, no qual todo o cidadão tem direito ao acesso ao esporte e suas manifestações e é dever do Estado fomentar. O programa tem como princípios socioeducativos os seguintes pilares: Princípio da Inclusão; Princípio da Participação; Princípio da Cooperação; Princípio da Coeducação; e Princípio da Corresponsabilidade.

Além disso, foi pactuado o Plano Viver Sem Limites que visa implementar novas iniciativas, bem como intensificar ações que, atualmente, já são desenvolvidas pelo governo em benefício das pessoas com deficiência. O Programa Segundo Tempo – Paradesporto (PST – Paradesporto) apresenta-se como um espaço universal onde todos os beneficiados participam das atividades esportivas, em ambientes diversificados e com desenvolvimento de trabalhos pedagógicos direcionados. É um projeto especial destinado a democratizar o acesso à prática esportiva de pessoas com deficiência, seguindo os princípios do Esporte Educacional, especialmente os de não seletividade, hipercompetitividade e universalidade.

O Ministério do Esporte - ME, por intermédio da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social – SNELIS/ME, publicou em Maio de 2017 aa chamada pública nº 1/2017 para os programas sociais. A UFRPE encaminhou duas propostas, sendo uma do Programa Segundo Tempo – Universitário e outra do Programa Segundo Tempo – Paradesporto.