UFRPE celebra Dia da África em evento nesta quinta-feira (25/05)

Para marcar as comemorações do Dia da África – 25 de maio – a, UFRPE, por meio do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal Rural de Pernambuco (Neab), junto à Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) promove o Colóquio de História da África Atlântica e Educação, nestas quarta e quinta-feiras (24 e 25/05). O evento ocorre na Sala Calouste Gulbenkian (Fundaj/Casa Forte) e no Auditório Carlos Maciel (Centro de Educação/UFPE).

Um dos pontos altos da programação, em homenagem ao Dia da África, ocorre na tarde desta quinta-feira, na Fundaj, com o lançamento do livro Nem Preto, Nem Branco: uma vida atípica, autobiografia de Ange Miguel do Sacramento pelas Editoras Massangana/Fundaj  e EDU UFRPE. Neto de um negro escravizado liberto, Ange Miguel conta a fantástica história de sua vida, com passagens como a Segunda Guerra Mundial e a Independência dos Estados Africanos.

O lançamento é seguido da apresentação do Grupo Voz Nagô e da Conferência de Encerramento: África e Brasil: duas faces de uma História Atlântica, a ser ministrada pelo professor emérito da Sorbonne e professor da Fundação Getúlio Vargas Luiz Felipe de Alencastro.

O evento foi planejado com o objetivo de reunir pesquisadores de diferentes períodos da História da África para discutirem temas de pesquisas recentes sobre o tema Áfricas no plural. A complexidade geográfica e, cultural e histórica do continente africano, levaram os organizadores a optarem por um recorte temático do Colóquio, destacando os países cujas Histórias possuem uma relação mais direta com o Brasil dentro do complexo do Atlântico Sul, aqui considerado como elo de trocas materiais e simbólicas entre os dois continentes, palco por onde se desenrolou a dinâmica da Diáspora africana no Brasil.

Confira a Programação.