UFRPE cria Comitê de Prevenção ao Coronavírus

banner novo corona vírus

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) criou, na manhã desta quinta-feira (12/03), um Comitê de Prevenção ao Coronavírus (Covid-19). A estrutura tem como objetivo planejar, executar, monitorar e divulgar ações de caráter preventivo relacionadas à pandemia.

O Comitê é presidido pela Reitoria da UFRPE e conta com a participação de profissionais de diversos setores da Instituição: Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, Departamento de Qualidade de Vida, Departamento de Logística e Serviços, Assessoria de Comunicação e Assessoria de Cooperação Internacional.

O grupo de trabalho atuará em caráter permanente, no intuito de disponibilizar à comunidade universitária orientações e medidas que busquem minimizar os riscos de infecção.

Em sintonia com o Ministério da Saúde e com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, a UFRPE passa reforçar ações preventivas contra o coronavírus. Campanhas educativas serão veiculadas nas mídias sociais e na página institucional da UFRPE (www.ufrpe.br). Haverá também o fortalecimento de serviços de limpeza e manutenção de espaços coletivos, como salas de aula, banheiros, corredores, auditórios, entre outros.

Neste momento, não há recomendação para suspensão de atividades acadêmicas ou administrativas.

Confira abaixo um vídeo do Ministério da Saúde com orientações sobre o novo coronavírus (Covid-19).

COMUNICADO ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR

A Administração Superior, em comunicado emitido no dia 1º de março, recomenda aos membros da comunidade acadêmica que tenham visitado recentemente países com registro de transmissão do COVID-19 e que estejam apresentando sintomas como febre, tosse, falta de ar, ou que tenham entrado em contato direto com pessoas com esses sintomas durante a visita a esses países, que busquem o serviço de saúde para as devidas orientações e assistência médica apropriada. O Ministério da Saúde mantém uma lista atualizada de países com foco de transmissão do COVID-19 neste link: http://plataforma.saude.gov.br/novocoronavirus/

A fim de ampliar os cuidados com a saúde e como medida de prevenção, a Administração Superior orienta a comunidade universitária para a adoção de medidas simples de higiene para uma maior proteção a viroses de diversos tipos, incluindo o COVID-19.

O Ministério da Saúde aconselha evitar o contato com pessoas que estejam com sintomas de gripe ou que já estejam doentes. É importante lavar as mãos com frequência, utilizando água e sabão ou álcool gel, principalmente depois do contato com pessoas que estejam doentes ou com sintomas de gripe. Use lenços descartáveis para a higiene nasal. Cubra o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, utilizando lenços descartáveis. Evite tocar nos olhos, nariz e boca. Sempre lave as mãos após tossir ou espirrar. Não compartilhe objetos pessoais, como talheres, copos, pratos e garrafas. Mantenha os ambientes sempre bem ventilados.