UFRPE desenha futuro estratégico com ações de transformação digital

imagem azul com as palavras UFRPE digital

O futuro chega de qualquer forma, mas pode ser desenhado estrategicamente a partir dos horizontes almejados. A UFRPE começa a dar cor aos primeiros traçados de um futuro conectado às novas demandas da sociedade a partir do processo de transformação digital estratégica, cujos passos iniciais foram dados.

A partir de iniciativas de inclusão, tecnologias, governança e serviços, a Instituição vem fortalecendo a cultura digital, numa época marcada pela hiperconectividade, processos ágeis e a necessidade, cada vez maior, da presença digital e automação dos serviços oferecidos pelas organizações. Permeadas por meio de setores estratégicos, como a recém-criada Secretaria de Tecnologias Digitais (STD), as ações foram iniciadas desde o ano passado e já rendem os primeiros frutos, como a parceria com a TDS Company, que vai oferecer suporte na transformação digital da Universidade.

Na primeira reunião realizada entre as entidades, gestores da UFRPE conheceram melhor o Strateegia, um framework para transformação estratégica digital a ser utilizado para auxiliar o processo. Na ocasião, o professor Silvio Meira, sócio da TDS, ressaltou o potencial institucional da UFRPE no processo, tão essencial para as universidades. “A universidade é um lugar de onde vem a esperança de tempos muito melhores; formar pessoas para mudar o futuro é o que a Universidade deveria fazer. Nossa conversa com o reitor da UFRPE, sobre como usar Strateegia para desenhar os futuros da própria Universidade, envolvendo todo o seu corpo profissional e discente, nos dá a esperança de que a UFRPE realmente está pensando de forma estratégica e olhando para o futuro, e quer se tornar um lugar de referência no que faz", ressaltou.

Foto da gestora Teresa Maciel
Profa. Teresa Maciel, diretora
da Secretaria de
Tecnologias Digitais da UFRPE

A secretária de Tecnologias Digitais da UFRPE, professora Teresa Maciel, acredita que a parceria será fundamental para a implementação das ações que compõem os macroprojetos UFRPE Digital e Campus Inteligente.  A STD foi criada para atuar, de maneira transversal, na expansão, adesão, qualidade e continuidade dos serviços digitais oferecidos pela UFRPE.

Desde o segundo semestre de 2020, mesmo com as emergências digitais provocadas pelo isolamento social proveniente da pandemia de Covid-19, uma série de ações iniciaram a germinação da cultura digital na UFRPE.

Destaca-se a oferta de capacitações remotas estratégias, como a Jornada da Inovação e Gestão Ágil, que trouxe temas como cultura ágil, design thinking, empreendedorismo e ferramentas como Kanban, OKS e Scrum. Também obteve grande adesão de pessoas de dentro e de fora da Instituição o I Seminário Virtual da UFRPE, com participação de relevantes nomes da área de ensino e aprendizagem na cultura digital.

Um importante passo para a comunicação e gestão da comunidade interna vem sendo dado com a disponibilização dos recursos e ferramentas do Google Workspace, iniciado pela migração de usuários institucionais no Gmail e disponibilização para a comunidade do Google Meet e Classroom, entre outras soluções constituintes do pacote. Os processos de gestão acadêmica e administrativa também ganham celeridade a partir da contratação de consultoria credenciada junto à UFRN, a empresa Hirix Software, visando a acelerar a implantação dos sistemas de informação gerenciais SIGAA, SIGARH E SIPAC.

CULTURAL ÁGIL

A gestora responsável pela estratégia digital da UFRPE, Teresa Maciel, também destaca a criação do Programa de Formação de Líderes para Transformação Digital. O propósito do programa é desenvolver habilidades essenciais para um líder, com base em cultura ágil, tecnologias emergentes e governança, dentre outras áreas de conhecimento. “Uma transformação digital não se limita à automatização de processos, mas de uma jornada de maturidade digital que passa por mudança cultural, agilização de processos, reposicionamento da gestão entre outros desafios. Desenvolver habilidades humanas para esta transição é essencial nesse processo. Para tanto, haverá um banco de cursos e vídeos, com trilhas direcionadas aos perfis de líderes”, explica.

Eixos da UFRPE Digital mencionados no texto

ATENÇÃO AO USUÁRIO

Também de olho no futuro estratégico, ações de infraestrutura vêm sendo implementadas para garantir desempenho, abrangência e disponibilidade adequada para continuidade do negócio. Para os próximos meses, a STD lançará uma solução de FAQS, responsiva, usada também em mobile com chatbot e integração no whatsapp. Essa ferramenta de Inteligência Artificial, que feita para ajudar os usuários a encontrar o que buscam, inicialmente terá foco no usuário dos serviços de tecnologia digital, mas se expandirá para outros serviços acadêmicos.  A solução, que está sendo construída através da parceria com a empresa Tallos, deve estar disponível ainda no primeiro semestre de 2021.

A partir do planejamento de modernização do parque computacional, em equipamentos do usuário com câmeras e wifi, dando ênfase a notebooks.

Outra importante iniciativa prevista para esse ano é a criação de Laboratórios virtuais de ensino e pesquisa, para que os estudantes possam usar os servidores da UFRPE em casa. A partir dos seus equipamentos pessoais, eles poderão acessar os laboratórios e usar todos os recursos.