UFRPE desenvolve plataforma para incentivar políticas contra desigualdade de gênero

duas mulheres se abraçando

Foi lançada, no último dia 15 de setembro, a Plataforma UNA, um mapa interativo online de iniciativas e organizações que atuam em contribuição da igualdade de gênero e empoderamento das mulheres no Brasil. Foi desenvolvida tecnologicamente pela UFRPE, com de outras entidades.

A ONU Mulheres, a Womanity Foundation e o Instituto C&A apresentaram a plataforma em evento promovido pela WomenWhoCode, organização internacional sem fins lucrativos que fornece serviços para mulheres que buscam carreiras de tecnologia e um quadro de empregos para empresas que buscam profissionais de codificação. Teve a parceria da RedHat, empresa que disponibiliza soluções baseadas no sistema operativo ou sistema operacional GNU/Linux, além de soluções de software - e contou com a presença de empresas e organizações apoiadoras, que debateram sobre a importância de incentivar a promoção da equidade de gênero na tecnologia.

Atualmente, a plataforma já conta com mais de 417 iniciativas cadastradas e está disponível para receber novas inscrições no site (http://www.u1na.org). Lá, é possível identificar as interconexões e os tipos de relações estabelecidas de acordo com as informações declaradas pelas próprias organizações, permitindo a construção de análises e a potencialização de ações temáticas direcionadas.

A professora do Departamento de Computação (DC) da UFRPE Andrêza Leite de Alencar coordenou o projeto, com apoio de estudantes bolsistas e desenvolvedores. Segundo a docente, a plataforma abraça questões de empoderamento feminino nos diversos setores e isso traz mudanças não só para as organizações, mas para a maneira de as próprias pessoas atuarem e se posicionarem nesse contexto. “A experiência foi enriquecedora e gratificante. Não só pela oportunidade de poder contribuir com um projeto de tal importância mas principalmente por poder levá-lo para execução dentro da UFRPE”, ressalta.

Somente em Pernambuco, A UNA interliga 31 iniciativas, entre projetos e organizações, que ganham maior visibilidade e oportunidade a partir de agora.

O ecossistema contempla uma diversidade de áreas de atuação, que foram agrupadas em 17 grandes temas na plataforma. São eles: Arte e Cultura, Ciência e Tecnologia, Democracia e Participação Política, Educação e Formação, Empoderamento Econômico, Enfrentamento à Violência, Equidade e Condições de Trabalho, Esportes, Direitos dos povos indígenas, População LGBT, Masculinidades, Meio Ambiente, Segurança Alimentar e Agricultura, Mídia e Comunicação, Direito à Moradia, Igualdade Racial, Paz e Segurança Pública e Saúde e Bem-Estar.

A Plataforma UNA foi tecnologicamente desenvolvida pela UFRPE com apoio do Coletivo WomenWho Code; com implementação do levantamento de dados por IBEAC e ponteAponte; apoio probono do Demarest Advogados e J. Walter Thompson Brasil. O projeto tem parceria de disseminação com Abong, Actionaid, CESE, E&Y, Fundo Brasil de Direitos Humanos, Geledés, Instituto Ethos, Instituto Mídia Étnica, Instituto Patrícia Galvão, Movimento Mulher 360, Mulheres do Brasil, Plan Brasil, Rede de Mulheres Líderes para Sustentabilidade e Rede Mulher Empreendedora.