UFRPE disponibiliza assentos adaptados e carteiras ergonômicas para conforto nas salas de aula

Com o objetivo de melhorar as condições de acessibilidade nas salas de aula da UFRPE, foram adquiridas carteiras especiais, que já estão sendo instaladas nas salas do campus Dois Irmãos. Além das mais de 8 mil carteiras ergonômicas, que já ocupam as salas de centros como o Cegoe, os estudantes já podem contar com assentos para obesos e canhotos.

As carteiras ergonômicas são constituídas de material mais flexível e adequadas para a boa postura dos usuários. Em pouco tempo, todas as salas  de aula, incluindo as unidades acadêmicas, estarão equipadas com o novo aparato.

No caso dos assentos especiais, de acordo com a Coordenadora do Núcleo de Acessibilidade, Karla Pinheiro, foi identificada a necessidade de aquisição desses mobiliários para adequação das salas de aula de todas as unidades acadêmicas dentro dos padrões de acessibilidade. “O mobiliário adaptado já está em fase de distribuição e, neste primeiro momento, irá beneficiar três centros acadêmicos e três departamentos acadêmicos do campus Sede/Dois Irmãos (Cegoe, Ceagri I, Ceagri II, Cegen e Departamento de Biologia)”, afirma.

A aquisição das carteiras foi feita após realização de levantamento prévio das necessidades especiais dos estudantes, através do recurso do Programa Incluir. “Estamos aprofundando o mapeamento para levantar as necessidades de outros locais e viabilizar a adequação de mais salas de aula na Sede e também nas unidades acadêmicas fora do Campus Sede”, ressalta.

As antigas carteiras, de madeira, estão sendo doadas a escolas da rede pública de cinco municípios. O primeiro a receber a doação foi o município de Camucim de São Félix, que foi contemplado com mais de mil unidades.