UFRPE divulga orientações preventivas sobre o Coronavírus (COVID-19)

comunicado ufrpe

Recife, 13 de março de 2020

O Comitê de Prevenção ao Coronavírus (COVID-19) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), tendo em vista a necessidade de fortalecer as estratégias de enfrentamento relacionadas à nova pandemia, divulga as orientações que devem ser seguidas pela comunidade universitária da Instituição, bem como por visitantes e frequentadores das Unidades da UFRPE em todo o Estado.

Apesar de Pernambuco não ser considerado foco de transmissão comunitária do novo coronavírus, as medidas têm como objetivo a diminuição de eventuais riscos de contágio e transmissão da doença nos espaços da UFRPE, bem como assegurar a integridade e qualidade de vida de estudantes, docentes, técnicos administrativos, profissionais das empresas prestadoras de serviço e da comunidade em geral.

Determinações:

1. As atividades acadêmicas e administrativas estão mantidas nos diversos campi da UFRPE. No caso de alterações no quadro epidemiológico em Pernambuco, o Comitê prontamente irá emitir novo comunicado informando a comunidade;
  1. Estão suspensas por tempo indeterminado as viagens interestaduais e internacionais para servidores e estudantes referentes às atividades acadêmicas e administrativas da UFRPE. Os casos específicos serão analisados pelo presente Comitê;
  1. Os servidores e estudantes que retornarem de regiões endêmicas, dentro e fora do país, deverão cumprir uma quarentena produtiva, abstendo-se de vir à universidade por um período de 14 dias. As faltas decorrentes desse período, na impossibilidade da realização de atividades remotamente, deverão ser abonadas por chefias imediatas (servidores) e coordenações de curso (estudantes). Os servidores deverão encaminhar e-mail para o Departamento de Administração de Pessoas/PROGEPE (dap.progepe@ufrpe.br) e para a chefia imediata a cópia digitalizada do documento que comprove a data de retorno do afastamento (passagens aéreas, rodoviárias); os estudantes, para as respectivas coordenações.
  1. A Assessoria de Cooperação Internacional (ACI) emitiu comunicado específico sobre as ações internacionais de mobilidade acadêmica da UFRPE (anexo abaixo).
  1. Tendo em vista a preservar a integridade da comunidade universitária, dos profissionais de saúde e dos usuários, o Departamento de Qualidade de Vida (DQV) passa a funcionar em regime de excepcionalidade. Estarão disponíveis apenas os serviços essenciais (como atendimentos prioritários), a fim de diminuir aglomeração na recepção do Departamento. A partir da próxima segunda-feira (16/03), não serão realizadas marcações e consultas eletivas (ambulatoriais). Clique e confira o comunicado oficial do DQV.
  1. Os integrantes da comunidade universitária que apresentarem os principais sintomas relacionados ao novo coronavírus (Covid-19) deverão se encaminhar ao serviço de saúde público e/ou privado para que sejam tomadas as devidas providências, conforme orientações e protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
  1. As faltas justificadas, decorrentes da ausência por motivo de saúde, sobretudo as relacionadas aos sintomas do coronavírus (COVID 19), devem ser abonadas pelas chefias e coordenações de curso. O envio do respectivo atestado de afastamento por motivo de saúde deverá ser feito por meio eletrônico. No caso dos servidores, deve-se encaminhar o laudo médico da unidade de saúde ao Departamento de Qualidade de Vida (DQV), pelo e-mail dqv.progepe@ufrpe.br;

2. Os eventos previstos para serem realizados na UFRPE passarão por análise do Comitê de Prevenção.

Recomendações

1. Seguir as orientações do Ministério da Saúde relacionadas à prevenção cotidiana:

a) lavar regularmente as mãos com água e sabão ou álcool em gel;

b) cobrir com lenço descartável a boca e o nariz ao tossir ou espirrar;

c) ventilar bem os ambientes;

d) evitar aglomerações se estiver doente;

e) não compartilhar objetos pessoais como copos, talheres e garrafas;

f) não tocar a região dos olhos, nariz e boca sem antes higienizar as mãos;

g) manter-se sempre hidratado(a);

h) Clique aqui e confira outras recomendações preventivas.

1. Sempre que possível, deve-se evitar o uso de ar condicionado nos espaços da UFRPE e dar preferência à ventilação mecânica ou natural com janelas e portas abertas;
  1. No início da próxima semana, tendo em vista o grande volume de frequentadores(as) e os riscos envolvidos, serão divulgadas orientações preventivas referentes ao Restaurante Universitário (RU).
  1. Nos banheiros da UFRPE, deve-se sempre lavar bem as mãos com água e sabão, evitando-se o desperdício e utilizando o insumo somente para a higienização das mãos e antebraços;
  1. No caso de falta de sabão ou álcool em gel nos banheiros da UFRPE, deve-se comunicar a gestores dos prédios ou funcionários responsáveis pela limpeza para que os insumos sejam prontamente providenciados;
  1. A UFRPE está fazendo reforço na oferta dos insumos necessários à higienização. No entanto, na medida do possível, solicita-se que servidores e demais segmentos adquiram e tragam consigo materiais de higiene para uso pessoal, como álcool em gel, sabão ou sabonete.

Clique e confira comunicado sobre limpeza e conservação do Departamento de Logística e Serviços da UFRPE.

Monitoramento e diálogo

Além das recomendações e determinações apresentadas, o Comitê de Prevenção ao Coronavírus (Covid-19) da UFRPE está em permanente monitoramento da situação, acompanhando as orientações determinadas pelo Ministério da Saúde, Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco e demais órgãos oficiais envolvidos no enfrentamento à pandemia.

Sugestões ou solicitações podem ser encaminhadas diretamente ao e-mail: covid19@ufrpe.br.