UFRPE e Canal Futura firmam parceria em defesa dos direitos da criança e do adolescente

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) assinou, no início de abril, um Termo de Parceria com o Canal Futura voltado à promoção e defesa dos direitos das criança e adolescente. A parceria foi firmada pela reitora da UFRPE, Maria José de Sena, e por representantes de mobilização e relacionamento com universidades do Futura. O Termo de Parceria prevê a utilização, por parte da UFRPE, de recursos produzidos pelo Futura relacionados aos direitos das crianças e adolescentes e, também, a possibilidade de produção de conteúdos sobre a temática para serem exibidos no canal.

“Estamos buscando com o Canal Futura consolidar os trabalhos que a UFRPE já desenvolve no campo dos direitos da criança e do adolescente. O importante dessa parceria é que nós vamos ter contato com novas metodologias e com novas publicações, atualizadas, que tem a ver com a garantia e a violação dos direitos. É a possibilidade de termos um canal direto com quem está produzindo nacionalmente sobre essa temática, tendo acesso direto às novas pesquisas, às novas produções, às novas formas de pensar a infância”, ressaltou Humberto Miranda, coordenador da Escola de Conselhos da UFRPE.

A parceria com o Canal Futura integra uma série de ações desenvolvidas pela UFRPE no campo dos direitos da criança e do adolescente. Neste ano, a Escola de Conselhos da Instituição, vinculada à Pró-Reitoria de Atividades de Extensão (PRAE), celebra 10 anos do início das atividades. Além disso, a UFRPE é a instituição responsável construção do Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente em Pernambuco, documento que deve nortear as ações políticas do Estado na área dos direitos da criança e do adolescente.

Através do Laboratório de História das Infâncias do Nordeste (LAHIN), localizado na Biblioteca Central da UFRPE, atividades de pesquisa e de extensão serão realizadas.

Gestores de mobilização canal futuraPara o Futura, a parceria com as universidades faz parte de uma estratégia de potencializar ações e articular parceiros. “Dentro da ideia de que o Futura é um espaço de mediação, um ponto de encontro, nós visualizamos que as universidades podem estender nossa ação nos territórios. Temos universidades que são nossas parceiras, de forma que podemos ampliar nosso alcance, nossos projetos para lugares que até então não conseguiríamos sem essa parceria com as universidades”, ressaltou Acácio Jacinto, do Futura.

Segundo o gestor do Futura, a parceria com as universidades busca potencializar a excelência em educação, ensino, pesquisa e inovação que as universidades brasileiras, sobretudo as federais, realizam em suas atividades. “Vemos nessas universidades uma mão-de-obra super qualificada. Uma vez que o Futura é um canal educativo, faz muito sentido termos essas universidades jogando junto com a gente, pensando em projetos, articulando ações”. Enfatizou.

Maleta Juventudes do Canal FuturaNa ocasião, a equipe do Futura entregou à UFRPE um dos produtos desenvolvidos pelo Canal e seus parceiros, a Maleta Juventudes.

“O projeto propõe trazer essa discussão sobre as juventudes, tomando como referência o Estatuto das Juventudes, destacando as juventudes como potências, como sujeito de direitos. Todo o conteúdo que está na Maleta vem para fortalecer e potencializar as ações que a UFRPE já desenvolve no campo das juventudes”, apontou Cinthia Sarinho, representante da Mobilização do Futura.

A Maleta Juventudes traz diversos recursos para que os educadores e mobilizadores sociais possam utilizar e disseminar no trabalho de promoção do Estatuto das Juventudes. Nela Publicações, vídeos, diversos recursos didáticos e de mobilização social. A Maleta ficará disponível para consultas no Laboratório de Infâncias do Nordeste (Lahin), vinculado à UFRPE.

foto com pessoas que participaram da reuniao de assinatura

foto da reunião na sala da reitoria

foto reitora assinando termo de parceria